Acabe com o inchaço - MaisEquilíbrio

Acabe com o inchaço

Acabe com o inchaço

Flatulência e retenção de líquidos, certamente um desses sintomas já lhe causaram inchaço e fizeram você achar que todo o esforço para conquistar um corpo em forma foi em vão.

A barriga insiste em não diminuir, a celulite cisma em não te abandonar, isso sem contar o mal estar. Confira nesta matéria como evitar esses terríveis incômodos.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo.

Publicidade

Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2kg durante um só dia.

Além do inchaço, a retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas como: vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito.

A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.

Mas outros fatores, esses sim mais sérios, causam a retenção de líquido, são eles: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios, e deficiência no funcionamento da tireóide. Nestes casos é fundamental o acompanhamento de um médico.

Descartados esses fatores, a retenção de líquidos normalmente está relacionada ao excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação e dificuldade de retorno venoso.

Alguns comportamentos ajudam a diminuir a retenção de líquidos e combater o inchaço tão desagradável:

  • Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, conservas, etc;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Beba em média 2 litros de água por dia;
  • Dependendo do caso, a drenagem linfática é recomendada.
  • Flatulência

    O acúmulo de gases produzidos no intestino, além da flatulência, muitas vezes causa grande desconforto, pois provocam distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso.

    Os maiores "responsáveis" pela produção e liberação dos gases são os carboidratos que não são quebrados durante a passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.

    Outros fatores podem estar também relacionados, como a prisão de ventre, por exemplo. A obstipação (intestino preso) faz com que a comida demore mais tempo para passar pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e consequentemente, maior formação de gases.

    Pessoas com intolerância à lactose, colite e dispepsia também são mais propensas a apresentarem flatulência.

    Mas a maior parte dos casos de flatulência é mesmo proveniente da alimentação. Alguns alimentos e atitudes colaboram para uma maior produção de gases intestinais.

  • Ervilha, feijão, e leguminosas em geral têm grande quantidade de carboidrato não absorvível e tendem a fermentar no intestino. Mas isso não significa que você deve excluí-los da sua dieta;
  • Outros alimentos também são conhecidos por aumentarem a produção de gases, são eles: repolho, batata doce, cebola, couve, ovo, brócolis, entre outros.
  • Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando assim a digestão e fazendo com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido;
  • Uma dieta pobre em fibras e com baixo consumo de água dificulta o trânsito intestinal, causando prisão de ventre.
  • De maneira geral, a prática de atividade física regular, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o consumo médio de 2 litros de água por dia, além de contribuir com a boa forma, são aliados para combater a retenção de líquidos e a formação de gases intestinais.

    Por:
    Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112

    Comentários

    comentar comentar

    Eu estou com retenção de liquido e em menos de 3 meses engordei quase 20 quilos, estou tomando antidepressivo e antipsicótico. retenção de liquido tomando essa medicação é normal? já faço uso constante a quase 5 meses, a medicação pode ta me causando isso?

    22 relevâncias Jana - postado em: 25/05/2013 - 10h50
    Procure um endocrinologista e faça exames da tireoide. O hipotireoidismo é de difícil diagnostico e entre os sintomas estão a depressão, desanimo, cansaço, perda de memoria, aumento do peso, dores musculares, etc. Se for ao psiquiatra ele vai dizer que é depressão e você corre o risco de tomar antidepressivos, ansiolíticos, soníferos e mascarar a doença e se você não melhorar com estes remédios começa a se culpar.
    Ana - postado em: 17/08/2013 - 01h45

    Há poucos dias, após sofrer com muita azia, dispepsia e inchaço e excesso de flatulência, descobri que tenho intolerância a lactose e refluxo, eliminei toda a lactose do meu cardápio.

    Os sintomas não dimuíram, então passei a tomar um medicamento recomendado. Os sintomas da azia e má digestão sumiram, mas continuo sofrendo com excesso de gases intestinais... meu abdomem parece um tambor o dia inteiro, e o excesso de flatos já me fez virar piada na família... uma vergonha.

    Cortei os alimentos que podem causar o excesso de gases, e nada!

    Não sei mais o que fazer! Como posso me livrar desta situação desconfortável e embaraçosa?

    19 relevâncias carol - postado em: 16/04/2013 - 13h33
    Faça uma investigação com um especialista, a intolerância ao glúten também provoca azia, gastrite, intestino preso e irregular, gases, diarréias,etc. É uma doença de difícil diagnostico, é necessário fazer uma endoscopia com biópsia do duodeno. Converse com seu gastro e peça pra fazer este exame.
    Ana - postado em: 17/08/2013 - 01h36
    Carol, o mais indicado é que consulte o seu médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio.
    - postado em: 19/04/2013 - 11h41
    Carol, o mais indicado é que consulte um gastro para que ele possa melhor te orientar, depois de uma avaliação mais completa. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
    - postado em: 17/04/2013 - 12h47

    adorei! gostaria de receber dicas semelhantes a esta que nos traz orientacões e nos ajuda bastante.obg!!

    10 relevâncias dalva - postado em: 19/09/2012 - 17h51

    Obrigada pelas dicas, adoraria receber mais dicas sobre inchaço abdominal e retenção de liquido. Pois sofro muito com esse problema.

    19 relevâncias Angela - postado em: 28/08/2012 - 15h06

    Vou tomar 2 litros de água durante o dia. também eliminarei o feijão e os legumes. Gostei de saber sobre esse assunto. irei fazer esse teste. começarei nessa semana.

    obrigada

    14 relevâncias Rosa - postado em: 19/11/2011 - 20h02
    amiga, vc nao pode eliminar os legumes do seu cardapio, pelo contrario e adicionar as frutas como abacaxi, melancia , mamão, maçã .... feijao com moderação...sim, mas exclua as massas, lazanhas da vida ! bjus .
    VALERIA - postado em: 13/03/2013 - 12h06

    quero muito receber dicas para peder barriga e acabar com minhas dores abdominas é muito chato ficar com a barriga grande e dolorida,isso faz com que eu me sinta frustada e muito desanimada.sinto-me feia e isso me deixa mal morada.quero acabar com isso

    17 relevâncias alessandra - postado em: 28/10/2011 - 09h52

    ja tem dois anos que nao mestruo e gostaria de saber pq estou inchando os pes,maos,barriga encomoda de mais ja fiz exames nao levei para o medico ainda

    nao faço nenhum exercicio como de mais bolo e biscoito estou preoculpada com isso pesava 70k agora estou com 80k derepente.

    espero uma resposta atenciosamente .

    9 relevâncias rita de cassia - postado em: 21/04/2011 - 17h30

    GOSTARIA DE RECEBER DICAS SOBRE COMO EVITAR GASES, E PERDER BARRIGA

    27 relevâncias MAGDALENA DAVINO MIRANDA - postado em: 21/03/2011 - 14h02

    Não aguento mais todo mundo me perguntar se estou grávida devido ao meu inchaço abdominal.

    29 relevâncias rita de cassia ge - postado em: 18/03/2011 - 23h59
    ahuahuahuhauhuahuah deve ser muito engraçado quando te zoam falando isso ahuahuahuahuhauh
    Roger - postado em: 02/04/2013 - 15h35

    excelentes matérias,eu sou hipertensa, tenho hipotiroidismo,colesterol alto ,diabetes e estou na fase da menopausa e tambem estou acima do peso de formas que sao extremamente importantes para mim.agradeço e vou começar a seguir as regras por voces dadas

    1 relevância ENGRACIA FARIA - postado em: 09/03/2011 - 19h59

    Boa tarde! excelente matéria sobre retenção de liquidos, eu gostaria de receber boletins sobre inchaço abdominal e nas pernas, pois vivo retendo liquído.

    obrigada.

    24 relevâncias MARIA JOSE BRAGA - postado em: 26/01/2011 - 11h23
    excelentes matérias,eu sou hipertensa, tenho hipotiroidismo,colesterol alto ,diabetes e estou na fase da menopausa e tambem estou acima do peso de formas que sao extremamente importantes para mim.agradeço e vou começar a seguir as regras por voces dadas
    ENGRACIA FARIA - postado em: 09/03/2011 - 19h59

    gostaria de receber novidades pelo email.

    4 relevâncias alessandra bergamo da sil - postado em: 05/11/2010 - 18h21

    -Gostaria de receber os boletins do cyber diet

    4 relevâncias elzira - postado em: 13/10/2010 - 19h33

    Ótima a matéria!! Eu costumo sentir muitos gases no início do período menstrual e agora sei os tipos de alimentos que são bons de evitar nesse período.

    4 relevâncias Roberta Oliveira - postado em: 06/09/2010 - 20h23

    Oque fazer quando a Flatulência chegar?

    Fico com muita dor na Bariga não consigo nem andar, e nessa hora oque fazer?

    7 relevâncias Mateus Pitanga - postado em: 05/07/2010 - 00h53

    Obrigado pelas materias de saude, nelas descobri o porque, estou com os pes inchados.estou comecando uma dieta e gostaria de receber mais e-mails sobre o assunto. Obrigado

    0 relevância deia - postado em: 02/07/2010 - 10h07

    desejo receber os boletins do cyber diet, pois tenho inchaço abdominal devido intolerancia a lactose e gostei muito de uma maetria que i.

    3 relevâncias Lucinéia - postado em: 09/06/2010 - 22h40
    ja tem dois anos que nao mestruo e gostaria de saber pq estou inchando os pes,maos,barriga encomoda de mais ja fiz exames nao levei para o medico ainda nao faço nenhum exercicio como de mais bolo e biscoito estou preoculpada com isso pesava 70k agora estou com 80k derepente. espero uma resposta atenciosamente .
    rita de cassia - postado em: 21/04/2011 - 17h30
    Obrigado pelas materias de saude, nelas descobri o porque, estou com os pes inchados.estou comecando uma dieta e gostaria de receber mais e-mails sobre o assunto. Obrigado
    deia - postado em: 02/07/2010 - 10h07

    dorei todas materias e achei porque estou angustiada e estão me ajudando muito obrigada

    0 relevância cleunice terezinha schaef - postado em: erro no formato de entrada. deve constar as variaveis de dia , mes e ano completo - d, m e Y -
    adoçantes alimentos diet aveia bons hábitos alimentares bulimia carne de porco cebola couve culinária japonesa desidratação dia das mães dia dos pais diversão feijão ferro fruta grãos hormônios humor inchaço lactobacilos lanche mãe reeducação alimentar refeições restrições alimentares sistema imunológico suco de frutas suplementos sushi triptofano vitamina a vitamina d vitamina k óleos vegetais ômega 6
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.