A importância da nutrição para saúde - MaisEquilíbrio

A importância da nutrição para saúde

A importância da nutrição para saúde

Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde? Com certeza a nutrição é um dos fatores para atingir tal objetivo.

Publicidade

E em homenagem ao Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março, vamos abordar um pouco o tema e mostrar porque ela é fundamental nas diversas fases da vida.

Você sabe o que é nutrição?

Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.  

E o que são nutrientes e para que servem?

São substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais.

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

Infância

Até os 6 meses de idade, é indiscutível a importância do aleitamento materno exclusivo pois fornece todos os nutrientes importantes para o bebê, além de anticorpos e outras substâncias fundamentais. Com o passar dos meses e anos, a criança vai conhecendo e experimentando todos os alimentos, sendo essencial que a mãe já comece a incentivar uma alimentação equilibrada à criança.

A infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados.

Nesta fase é importante respeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Os pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional. Lembre-se que os filhos são o reflexo dos pais, e isso ocorre também na alimentação.

Adolescência

Na adolescência ter uma dieta balanceada também é fundamental, pois as necessidades nutricionais nessa fase são maiores. É importante tomar cuidado, pois os adolescentes muitas vezes desejam ter um corpo magro e fazem qualquer coisa para consegui-lo, quase sempre sem orientação de um profissional da saúde, o que pode levar a deficiências nutricionais e transtornos alimentares como bulimia nervosa e anorexia nervosa, por exemplo. Os pais devem estar atentos e procurar sempre a ajuda de um profissional de saúde.

Os adolescentes geralmente comem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura. O consumo de frituras, doces e refrigerantes pode ocorrer em excesso. Estes e outros maus hábitos alimentares são freqüentes nesta fase. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.

Além de ter uma alimentação equilibrada, com o consumo de todos os grupos alimentares, podemos enfatizar o consumo de cálcio, mineral importante para a formação do esqueleto, o ferro para o desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino e o zinco, contribuindo para o crescimento e a maturação sexual do adolescente.

Adultos

A fase adulta é a fase da manutenção, sendo também muito importante ter uma alimentação adequada. Talvez essa seja a fase mais difícil, pois depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros. Apesar de tudo isso, se deve pesar a importância de uma alimentação saudável tanto para o bom funcionamento orgânico, como prevenção de doenças

e melhor saúde quando idoso.

Idoso

Nesta fase, a alimentação além de nutrir, poderá tratar determinadas doenças e proteger o organismo. Devem ser levados em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, etc. Pode acontecer também uma redução no paladar e do olfato.

Conforme a pessoa vai envelhecendo, as suas necessidades de energia vão diminuindo, porém, por outro lado, a necessidade dos nutrientes vai aumentando. Por isso, deve-se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Podemos perceber que muitos idosos deixam de comer alimentos mais consistentes, optando por outros de consistência pastosa, como sopas, chás, torradas, etc. É importante estimular a mastigação e o consumo de uma dieta completa e balanceada. Caso o idoso tenha algum tipo de doença é necessário ter um acompanhamento individual, com aporte nutricional adequado.

No geral, é importante consumir alimentos de grupos variados, na consistência adequada, conforme a capacidade que o idoso tenha de mastigar os alimentos. Além disso, comer de forma fracionada, evitando assim a sensação de empaturramento.

Outro ponto a ser ressaltado, é o consumo de água, muitos idosos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido a incontinência urinária, podendo correr riscos relacionados a desidratação e problemas renais.

Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.    

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Amei essa página me ajudou bastante no meu trabalho de Ed. Física e no conteúdo que estou estudando para as provas

1 relevância mauro jardim - postado em: 14/11/2013 - 09h35

Gostei muito dessa pgina...mando beijao para meu Amor,Vania Juvencio Gasolina

0 relevância Marcilio - postado em: 11/10/2013 - 12h40

amei kk muito bom usei para o meu trabalho e tirei 10 muito bom bjs amei quem feiz essa pagina é muito muito bom......MENTIRA...kkkkk

1 relevância Édison Molina - postado em: 01/09/2013 - 19h29

gostei muito das informações prestadas aos leitores ....faço nutrição...e é sempre bom estar mais informadas do mesmo...

0 relevância wilk - postado em: 14/08/2013 - 10h07

exelente ferramenta de gerenciamento de peso

-

Forever Lite é uma mistura em pó, saborosa e nutritiva, balanceada com vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Compõe uma refeição em forma de milk shake. Combina a proteína de soja, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, ácido fólico), A, C, D, E e os minerais: cálcio, sódio, fósforo, zinco, magnésio, cobre e potássio, ferro, selênio, cromo e iodo. Contém fibras solúveis e insolúveis e aminoácidos, incluindo os considerados essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser fabricados pelo nosso organismo. Forever Lite pode ser utilizado como substituto de até duas refeições diárias, dependendo de seu programa de emagrecimento. Pode também ser utilizado para ajudar no aumento de massa muscular, basta acrescentar à dieta diária até duas porções.

3 relevâncias charles - postado em: 29/06/2012 - 17h05

Senhora Roberta, sou um aluno do 2º do Ensino Médio e minha turma esta fazendo um trabalho sobre nutrição. Posso utilizar sua matéria como base para uma pequena reportagem de jornal que vou fazer?

Achei o que a senhora materializou de forma instrutiva muito agradável e de fácil compreensão.

Grato pela atenção.

Samuel Henrique

1 relevância Samuel Henrique - postado em: 03/06/2012 - 15h58

Eu estou fazendo Tecnologia dos Alimentos e estou absorvendo todas essas informações para que eu possa utilizá-lo quando for exercer minha profissão!

0 relevância Felipe Marquez - postado em: 21/05/2012 - 13h37

Estou cursando o curso de nutriçao e gostaria de saber mais informaçoes sobre nutriçao.

0 relevância livia kaliane - postado em: 21/04/2012 - 16h26

parabens! muito bom o site, me ajudou bastante, obrigada!

1 relevância NadjaBetmann - postado em: 04/03/2012 - 00h18

Muito importante esta informações. A nutrição é fundamental para nossa saúde e bem estar. "Faça do teu alimento o melhor remédio".

Aproveitando, precisando de suplemantação alimentar acesse www.shopaloe.com.br e adquire os melhores suplementos nutricionais existente no mercado.

Caso queira ter estes produtos para você comercializar solicitar informações na opção franquia.

1 relevância Claudinei - postado em: 16/01/2012 - 08h31

a inda bem qui eu nao sou gorda

1 relevância gabrielllla - postado em: 24/10/2011 - 16h47

nossas esse assunto e otmo gostei de mas...estou estudado pra minha prova

0 relevância liziane - postado em: 25/08/2011 - 17h06

hhhhhhhhaaamm

1 relevância daddadadaddadadadda - postado em: 19/08/2011 - 17h26

obrigadoo mim ajudou muito no trabalho

0 relevância Amanda Lopes - postado em: 07/12/2010 - 23h29

sou de itabuna eu vou fazer um curso de tec. em nutriçao eu gosto muito de ta irformado sobre essa are de emprego.

2 relevâncias romario - postado em: 20/11/2010 - 23h38

sou de itabuna eu vou fazer um curso de tec. em nutriçao eu gosto muito de ta irformado sobre essa are de emprego

2 relevâncias romario - postado em: 20/11/2010 - 23h38

Através de uma dieta hipocalórica (800 kcal e 1000 kcal), equilibrada do ponto de vista nutricional, as pessoas reduzem peso saboreando refeições com o toque da gastronomia.

Com refeições por dia, que incluem alimentos habituais, elaborados de forma saudável (redução máxima de gorduras e exclusão de açúcar). Esta conduta permite a continuidade desta “nova forma de se alimentar” em sua casa.

As receitas são simples, enriquecidas de verduras, legumes, frutas e ervas. Alimentos de baixo valor calórico, ricos em vitaminas e minerais e com propriedades funcionais. Iniciamos a semana com uma avaliação nutricional, que apontará hábitos, preferências e aversões/intolerâncias em relação à alimentação. Com o resultado desta avaliação, temos a oportunidade de individualizar a dieta, proporcionando melhor aceitação das preparações do cardápio.

Antes de caminhadas matinais, se alimentar com uma fruta, que será seu “combustível”, às 7h. Após esta atividade, vem o café da manhã (das 8h às 9h), composto de café, leite, pão integral, queijo branco ou geléia sem açúcar e uma fruta.

No almoço, a refeição será com uma farta salada verde que, além de saudável e de baixa caloria, auxilia na saciedade pelo alto teor de fibras.

No jantar (servido das 18h30min às 19h30min), as preparações são mais leves (sopas, cremes, pratos protéicos sem carne) considerando que o nosso organismo deve entrar em repouso e, portanto o processo digestivo também deve ser facilitado com estes alimentos.

A última refeição (ceia), servida entre 21h e 21h30min, com chá de ervas e torrada, proporciona conforto e bem estar, preparando para uma tranquila noite de sono.

Fonte: http://www.spaaquacolore.com.br

3 relevâncias Spa Aqua Colore - postado em: 04/11/2010 - 09h51

muito interessante estudar a nutriçao sou estudante de Ed.Física e tô nesta matéria e estou adorando!!tudo de bom!!

1 relevância Rosimeire Santos Alves de - postado em: 20/09/2010 - 10h07

é mui8to importante se tratar

0 relevância jeferson dosn santos mart - postado em: 31/08/2010 - 14h04

Olá!

Sou de Castro Alves,tenho 17 anos,sou formada e estou cursando técnico em Nutrição.

Pretendo cursar a Faculdade de Nutrição,pois gosto muito da profissão do assuntos referentes e quero ser uma Nutricionista.

Gostaria de estar imformada sobre as novidades do site,dos empregos e tudo referente a esta aréa.

Agradeço a atenção!

7 relevâncias Jossany Ribeiro - postado em: 10/08/2010 - 14h28

estou com uma consuta pro dia30 sobre nutriçao,pra fazer uma avaliaçao

3 relevâncias nadeilma salomao souza - postado em: 18/06/2010 - 21h58
aditivos alimentares alcachofra alimentação fora de casa anvisa azeite de oliva balança beleza bem estar bulimia carboidrato cereais cereal chá verde copa do mundo culinária japonesa dia das mães digestão disturbio alimentar engordar ferro gordura localizada hábitos saudáveis linhaça massa muscular massas obesidade infantil pães reeducação alimentar sardinha sibutramina sucos supermercado suplementos nutricionais triptofano verduras ásia
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.