Varizes e exercício físico - MaisEquilíbrio

Varizes e exercício físico

Varizes e exercício físico

O que são varizes?

Varizes ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Elas causam dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.

Publicidade

As varizes podem apresentar complicações, originando manchas ou úlceras, hemorragias, erisipelas e eczemas. Elas devem ser tratadas como doença e não apenas como um problema estético.

Calcula-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens são portadores desta doença que além da deformidade estética, pode trazer muitas complicações e problemas mais graves.

Fatores que podem colaborar no surgimento das varizes

Além da predisposição genética, outros fatores podem desencadear

o aparecimento das varizes como a gravidez, o tratamento de reposição hormonal, o uso de anticoncepcional, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. A pessoa que permanece muito tempo em pé ou sentada também está mais propensa a desenvolver esta doença.

Sintomas

Dor tipo "queimação" ou "cansaço"; sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo; edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que freqüentemente melhora com a elevação dos membros inferiores e se agrava no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado. Também há piora no calor, nos período próximo ou durante a menstruação e ainda durante a gravidez.

Como evitar

A melhor prevenção é fazer exercícios, usar meias elásticas e manter o seu peso ideal.

Uma grande dúvida é se a atividade física como a musculação pode piorar as varizes. Como você viu acima, o sedentarismo é uma das causas do surgimento deste problema. As varizes aparecem com mais freqüência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.

Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.

Assim sendo, os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando o problema. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, fazer hidroginástica entre outros exercícios podem trazer grandes benefícios para quem tem esta predisposição.

Tratamento

O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia (secar as varizes). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada. Esta cirurgia baseia-se na retirada das veias doentes. As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação, ou seja, não vão fazer falta. Pelo contrário, a retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas, melhorando a estética e prevenindo as complicações da evolução da doença.

Faça uma avaliação com seu Angiologista para saber em que estágio se encontram suas varizes e mantenha uma vida saudável através da dieta balanceada e da prática de exercícios físicos.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

Olá... Tenho 33 anos e sinto que atividade física um pouco mais pesada faz muito mal para minhas varicoses. Só tenho o fator genético, mas tenho 52 quilos, não fumo nem bebo, não uso anticoncepcional e não sou sedentária. Porém pratico alguns minutos de corrida bem leve, intercalando com caminhada e sinto muita dor e incômodo onde tenho os vasinhos. Também surgiram mais no período em que fiz musculação. Faço bastante alongamento e uso ginco em pó natural para amenizar a dor. Não gostaria de parar de praticar atividade física, apesar de saber que quando eu paro a dor também cessa. Tem alguma outra forma para evitar o surgimento e a dor e desconforto? Algum medicamento natural?

19 relevâncias Raquel - postado em: 24/04/2014 - 16h57

Tenho 35 anos e uma filha de 4. Após seu nascimento apareceram as varizes. Fiz o ultrassom, e em uma das pernas a safena foi afetada. Após consulta, o médico me aconselhou a realizar um outro tipo de método: a ecoescleroterapia. O q pode me falar a este respeito?

4 relevâncias Kelly - postado em: 15/11/2013 - 13h53
Olá Kelly. Como vai? O ideal é que converse com seu médico para esclarecer todas as suas dúvidas. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 18/11/2013 - 12h19

tenho 34 anos tenho veias e varizes , posso fazer exercicio fisico e qual , por favor responder

32 relevâncias rosimeire - postado em: 08/07/2013 - 21h04

Tenho 22 anos e também tenho tendencias a ter varizes, eu percebi que tenho outras, que no caso precisam de novo operar, mas estou um pouco sem tempo para isso, e tenho o habito de correr na areia, gostaria de saber se esse tipo de exercício melhora ou piora... eu começo caminhando, e termino correndo. obrigada

15 relevâncias marcela - postado em: 24/04/2013 - 11h28

Eu tenho tendencia a varizes, fiz cirurgia quando tinha 12 anos de idade. Eu NÃO recomendo musculação para quem tem varizes ou quem tem tendencia a ter, ela dilata as veias.

24 relevâncias KátiaK - postado em: 20/03/2013 - 11h14
Eu tenho 15 tenho alguns vazinhos e faço academia isso vai piorar ?
isabele - postado em: 22/07/2013 - 14h36

ola tenho 38 anos e tenho uma ulcera varicosa no meu tornozelo esta em fase de cicratizaçao,gostaria de saber se eu posso fazer atividades fisicas, musculaçao pilatis? aguardo resposta obrigada

9 relevâncias helen amancio - postado em: 17/03/2013 - 21h22
Helen, o mais indicado é que consulte um educador físico de forma presencial. Ele poderá melhor te orientar, de acordo com as suas necessidades. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h04

Olá! Comecei a fazer jump e step, 2 vezes na semana cada um. Tenho 19 anos e gostaria de saber se há risco de me dar microvarizaes. Tenho algumas. Mas pouquissimas. O que me recomendam?

13 relevâncias Priscila - postado em: 16/03/2013 - 11h36
Priscila, o mais indicado é que consulte um educador físico de forma presencial. Ele poderá melhor te orientar, de acordo com as suas necessidades e objetivo. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h04

Olá bom dia, fiz aplicação de vasos e gostaria de saber quanto tempo depois posso continuar fazendo musculação esteira e pernas em geral?

52 relevâncias Luzanira - postado em: 11/12/2012 - 09h32

posso fazer dança,exercicios fisicos ,se tenho muitas varizes e vou fazer cirurgia.obrigada

18 relevâncias Rose Mary Lopes Zago - postado em: 08/11/2012 - 14h36

gostei muito da sua idéia do pilates mais gostaria de saber se andar de bicicleta principalmente de pé também faz bem para combater varizes

9 relevâncias ANA CAROLINA - postado em: 03/10/2012 - 07h46

Sou fisioterapeuta e recomendo o Pilates como um bom exercício preventivo para Varizes. Desenvolvemos um protocolo específico para Varizes no nosso estúdio (www.joystudio.com.br), vale a pena conferir.

9 relevâncias Flávia N. Grandi - postado em: 29/07/2012 - 14h01
gostei muito da sua idéia do pilates mais gostaria de saber se andar de bicicleta principalmente de pé também faz bem para combater varizes
ANA CAROLINA - postado em: 03/10/2012 - 07h46

tem varizes na perna e estou sentindo dor so na perna que tem sera que foi a musculacao

24 relevâncias neuma - postado em: 28/11/2010 - 19h47

Gostaria de saber se, posso fazer exercícios físico (musculação/jamp) usando meias elásticas, para amenizar o inchaço nas pernas, ou se é melhor usá-las apenas quando não estou exercitando?

Desde já agradeço a atenção.

Roseli.

63 relevâncias Roseli Mattos - postado em: 09/11/2010 - 09h36

olá, boa noite.

Eu fiz uma cirurgia de variz quando eu retornor com tinha 14 anos de idade após 20 anos ela retornou com uma grande evolução, tomei todos os cuidados usando meias fazendo exercicios, mas esta muito complicada vou passar mais uma vez por cirurgia. Minha pergunta é: Após fazer outra vez será que vai voltar mais uma vez?

Obrigado

Fabiano

37 relevâncias fabiano linos de neves - postado em: 10/07/2010 - 19h15
abdômen sarado agachamento aquecimento baixo impacto caminhada carnaval coluna corrida costas crianças dance mix desidratação dieta dor eliminar peso evitar lesões exercício físico exercícios em casa exercícios pernas flexibilidade frescobol glúteos hip hop malhar massa muscular mente música ombro organismo paz pernas pescoço queimar calorias reeducação alimentar sistema cardiorespiratório yoga
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.