Série para abdômen - MaisEquilíbrio

Série para abdômen

Série para abdômen

Reto Abdominal Inferior- Iniciante


Eleve as duas pernas (fazendo ângulo de 90 graus com o chão), coloque as mãos sob a cabeça e deixe os cotovelos bem abertos. Eleve o tronco, sem tirar a região lombar do chão. Mantenha o abdômen contraído durante toda a série. Repita com o outro lado.

Publicidade


Cuidados recomendados pela fisioterapeuta Daniela Filócomo: Esse exercício deve ser evitado por alunos iniciantes por sobrecarregar a região da coluna lombar.

Essa semana o personal trainer Fábio Saburi nos passará uma série de exercícios para quem quer ficar com abdômen sarado.

Os exercícios devem ser feitos 3 vezes por semana com séries de 20 a 30 repetições durante 4 semanas para iniciantes. Se você já estiver no nível avançado poderá fazer 3 a 4 séries 4 vezes por semana.

Siga as seguintes recomendações dadas pela fisioterapeuta Daniela Filócomo antes de iniciar:

  • O fortalecimento dos músculos abdominais é de suma importância, porém, ele não deve ser feito na presença de dor.
  • É recomendável que antes de começar a série de exercícios, a pessoa esteja aquecida e alongada. Durante a execução, a coluna lombar deve estar totalmente apoiada durante todo o movimento.
  • Fazer "pescoçal" em vez de abdominal: muita gente, quando começa a praticar exercícios abdominais, tem pouca força na musculatura da barriga. Então, costuma concentrar todo o esforço do movimento no pescoço. Resultado: a coluna começa a doer e a barriga vai continuar igualzinha! Para evitar o problema, mantenha o abdômen o tempo todo contraído e pense na barriga durante o exercício. Assim, você faz o cérebro mandar impulsos para a musculatura certa. Não iniciar os exercícios com a cabeça encostada no colchonete. Sempre manter a cabeça levemente inclinada.
  • Sentir dor na lombar: suas costas doem quando você faz abdominais para a parte inferior da barriga? Isso não pode acontecer! Como esse movimento é realmente difícil, a maioria das pessoas joga parte do esforço para as costas, aliviando o trabalho do abdômen. Nesse caso, o melhor é ir com calma: fazer menos repetições até você conseguir ter força suficiente para completar a série. O importante é não tirar a parte inferior das costas do chão (coluna lombar).
  • Não fazer os exercícios no chão, sem senhum apoio embaixo das costas. Sempre utilize um colchonete para evitar lesões na coluna vertebral.
  • É importante que durante o exercício você sinta somente a musculatura abdominal ser trabalhada. Se aparecerem dores ou incômodos no pescoço e coluna lombar, pare o exercício, pois é um sinal de que está havendo a sobrecarga desta região.
  • Não deixe de informar seu instrutor ou o fisioterapeuta, a respeito de qualquer alteração postural ou propensão à dor nesta região, assim ele poderá fazer adaptações em seu treinamento para que você possa fortalecer os músculos abdominais sem se machucar.

  • Lembre-se sempre: O alongamento é parte essencial do treinamento e na prevenção de lesões...

    Por:
    Fabio Saburi
    Graduado em Educação Física pela UNICAMP, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela FMU e Personal Trainer da Companhia Athlética.

    Comentários

    comentar comentar

    Comecei a fazer academia há um 1mês e meio, mais quero te um abdômen legal vc entende, aí passei pra pega uma dicas sobre exercicíos sobre abdômen.

    2 relevâncias fernando - postado em: 16/02/2011 - 20h28

    pesos enquanto se exercita o abdome é desnecessário e ate mesmo perigoso. Ao inves de pesos tente aumentar o ritmo e/ou a dificuldade.

    0 relevância paulo - postado em: 16/01/2011 - 00h32

    Oi, sou Modelo e meu personal indica para fazer abdominais com peso. Assim para iniciantes, indico uma semana sem peso, depois vai aumentando. OBS: O peso vai atraz da cabeça.

    0 relevância Eduardo - postado em: 16/12/2010 - 18h45
    pesos enquanto se exercita o abdome é desnecessário e ate mesmo perigoso. Ao inves de pesos tente aumentar o ritmo e/ou a dificuldade.
    paulo - postado em: 16/01/2011 - 00h32

    você deve começar devagar amigo, corra antes e se alongue bem, começe fazendo série de 20 e vai aumenentando conferme a habilidade e pratica.

    0 relevância Donette - postado em: 21/07/2010 - 11h21

    ótima dica,eu queria uma dica para realizar exercicios abdominais com os dedos entrelaçados na nuca com os joelhos flexionados elevando -se até o joelho. eu queria chegar neste nível com repitições de 39 vezes em um minuto, série estas para concursos. como devo começar para chegar neste nível.

    4 relevâncias edinei - postado em: 10/06/2010 - 15h02
    você deve começar devagar amigo, corra antes e se alongue bem, começe fazendo série de 20 e vai aumenentando conferme a habilidade e pratica.
    Donette - postado em: 21/07/2010 - 11h21
    academia bio ritmo aeróbica alongamento barriga sarada bicicleta braços caminhar canoagem chocolate ciclismo indoor corrida creatina dance mix diversão eliminar peso emagrecer emagrecimento estresse família gyrotonic hipertensão arterial hormônios judô mar massagem medidas panturrilha personal trainer postura pés rafting reeducação alimentar respiração rubber band teste ergoespirométrico tpm
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.