Pular corda exercício e diversão - MaisEquilíbrio

Pular corda: exercício e diversão

Pular corda

Quem passou pela infância sem brincar de pular corda, deixou de experimentar uma brincadeira muito divertida. Já quem brincou, não esquece nunca mais.

Publicidade

Pode até demorar um pouco para adquirir a coordenação, mas facilmente conseguirá rever os "velhos e bons tempos".

Na verdade, esta é uma brincadeira de criança muito utilizada como exercício e treino por muitas pessoas devido, principalmente, à grande queima calórica e significativo aumento do condicionamento cardiorrespiratório. Pular corda é um ótimo exercício, mas que exige um bom nível de condicionamento físico.

Se este não é o seu caso, você pode iniciar alternando a corda com outra atividade, como caminhada, bicicleta, subir e descer escadas, até melhorar o condicionamento.

Esta atividade é muito utilizada por atletas, como boxeadores e lutadores de jiu-jitsu, entre outros, como aquecimento e treinamento cardiorrespiratório, além de estar presente em aulas de academia, como aulas de circuito ou condicionamento físico. Pular corda fortalece coxas, panturrilhas, abdome e braços, também melhora o ritmo, a coordenação e o equilíbrio.

Sugerimos, abaixo, um programa de 8 semanas, para você fazer em casa.

Primeira semana: caminhada ou bike 3 minutos, corda 2 minutos, até completar 30 minutos.

Segunda semana: caminhada ou bike 2 minutos, corda 3 minutos, até completar 40 minutos.

Terceira semana: caminhada ou bike 1 minuto, corda 5 minutos, até completar 30 minutos.

Quarta semana: caminhada ou bike 2 minutos, corda 8 minutos, até completar 30 minutos.

Quinta semana: caminhada ou bike 5 minutos, corda 10 minutos, até completar 30 minutos.

Sexta semana: caminhada ou bike 5 minutos, corda 15 minutos, caminhada ou bike 10 minutos (30 minutos).

Sétima semana: caminhada ou bike 5 minutos, corda 18 minutos, caminhada ou bike 7 minutos (30 minutos).

Oitava semana: caminhada ou bike 5 minutos, corda 20 minutos, caminhada ou bike 5 minutos (30 minutos).

Dicas

  • Faça este treino 3 vezes por semana em dias alternados.
  • Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades.
  • Faça musculação e, se quiser, caminhadas 3 vezes por semana em dias alternados a este treino.
  • Se você tem algum problema (lesão) nos joelhos ou coluna, evite pular corda.
  • Faça uma avaliação física antes de iniciar o treino, incluindo teste ergoespirométrico.
  • Use um tênis de amortecimento, para amenizar o impacto.
  • Verifique o tamanho da corda ideal para você.
  • Controle a freqüência cardíaca, mantendo uma média de 65% a 80% da FC máxima (se tiver feito a avaliação e estiver tudo bem com você).
  • Pule com os dois pés ou alternando os lados.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

se voce tem vinte quilos acima do peso nao è aconselhado pular corda pode causar lesoes graves

1 relevância luciana - postado em: 04/03/2012 - 12h08

tenho 41 anos pedo 89 kg tamanho 1,54 quero começar a pular corda depois de uma caminhada, quanto tempo de caminhada tenho que fazer, e quantas séries de corda tenho que fazer , como estou acima do meu peso quase 20 kg.

4 relevâncias angela maria dos santos b - postado em: 24/11/2011 - 13h14
se voce tem vinte quilos acima do peso nao è aconselhado pular corda pode causar lesoes graves
luciana - postado em: 04/03/2012 - 12h08

Oie...tudo bem??? = Espero que sim!!!

Meu nome é gisele, trabalho com a produtora virginia favrin e fazemos elenco para comerciais de tv.

no momento, estamos produzindo um comercial do banco bradesco, e PROCURAMOS PESSOAS QUE PULEM CORDA DE RUA IGUAL "ROPE SKIPPING" (homens e mulheres, de qualquer idade)

tem que ser bons!

O cachê dos aprovados deve ser algo em torno de 5 mil reais, e a produtora é a mixer.

Interessados deverão mandar email pra mim com cópia para virginiafavrin@gmail.com com algumas fotos, idade e telefones para contato. urgente!!!!!

Os testes serão quinta e sexta agora (11 e 12/11), em sp, e não têm custo algum.

mandem para seus conhecidos!!!

dúvidas, 7310-7186/ 9990-6806.

Super Obrigada : ) : )

4 relevâncias Gisele Goehring - postado em: 10/11/2010 - 01h16

ótimo site

0 relevância ana Paula - postado em: 24/06/2010 - 13h48
aeróbica alongamentos andar atividade física atividades benefícios caiaque calor caving copa correr culote dia do desafio esporte evitar lesões exercícios abdominais genética gordura localizada jogos modalidades musculação natureza ortopedista pilates solo piscina qualidade de vida rafting rapel reeducação alimentar roupas street dance sup tpm trabalho treinamento varizes
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.