Plataforma Vibratória - MaisEquilíbrio

Plataforma Vibratória

Conheça sobre o equipamento que promete eliminar a gordura localizada e a celulite

Plataforma Vibratória Conheça sobre o equipamento

Foto/ Divulgação Johnson Health Tech

Perder gordura e ganhar massa muscular é o sonho da maioria das pessoas que estão em busca do corpo perfeito. No entanto, por mais esforço que se faça, dependendo do período de sedentarismo, se livrar daquela gordurinha abdominal formada na região abaixo do umbigo ou dos furinhos de celulite que insistem em aparecer na sua coxa, realmente, não é uma das tarefas mais fáceis. Para quem já mudou o seu estilo de vida e, mesmo assim, não conseguiu atingir o objetivo desejado, calma, nada está perdido.

Publicidade

Algumas regiões do corpo são mais difíceis de serem trabalhadas, pois alguns grupos musculares não são trabalhados ou são menos exigidos durante a prática das atividades físicas. Ou seja, você até gasta as calorias necessárias, mas não consegue se livrar das gordurinhas extras. Para suprir essa necessidade, surgiram no mercado as plataformas vibratórias, aparelhos que prometem intensificar a queima da gordura localizada e, de quebra, combater as celulites.

Para quem não acredita que ficar parado em cima de um aparelho vibratório possa trazer algum benefício, pesquisas comprovam que as plataformas vibratórias ativam as contrações musculares e aumentam o fluxo sanguíneo, o que potencializa o fortalecimento muscular. De acordo com a personal trainer da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, Ellen Araujo, o equipamento funciona através de vibrações ou pulsos. "A placa emite vibrações que estimulam os músculos e ossos durante o treinamento. Nesse sentido, a função da plataforma vibratória é fazer com que o corpo utilize reflexamente mais fibras musculares para manter o equilíbrio e a postura durante o estímulo. O movimento constante da placa faz com que exista um aumento da força gravitacional no corpo, causando sobrecarga no músculo, sem a necessidade da utilização de sobrecarga de peso, poupando as articulações durante o treinamento", afirma.

Os benefícios não se limitam somente a parte estética, o aparelho também traz efeitos incríveis para a sua saúde. Segundo a fisioterapeuta, Lucely Lustre, é justamente essa constante tensão muscular que faz com que a plataforma vibratória proporcione resultados mais significativos em pouco tempo. "A vibração estimula a contração dos músculos e o aumento do fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, melhora a capacidade do transporte de oxigênio, componentes vitais (micro nutrientes) e energéticos (macro nutrientes), benéficos para a queima de gordura localizada, estimula o refluxo linfático, combatendo a celulite, e melhora a estrutura e funcionamento do sistema cardiovascular", revela.

Ok, a plataforma vibratória contribui para o gasto calórico, mas para definir as curvas, não adianta ficar esperando o milagre estático. A personal trainer Vivian Fonseca explica que para potencializar o treinamento, o ideal é usar a plataforma como um método complementar aos demais exercícios. "Em uma sessão de 30 minutos, a queima calórica média varia de 200 a 300 kcal. A diminuição da retenção de líquidos e o início da redução da celulite podem ser percebidos a partir da primeira sessão.", diz.

Clique aqui para saber grátis quanto você precisa emagrecer e comece agora sua reeducação alimentar!

A instrutora ainda revela que o equipamento tem um papel bastante importante no processo de reabilitação muscular, pois a vibração permite uma contração muscular maior na região trabalhada sem causar dor ou desconforto no músculo exercitado."A vibração proporciona um aumento de densidade óssea e um ganho de massa e força muscular substancial sem sobrecarregar a estrutura fragilizada do paciente. Os atletas conhecem os benefícios da plataforma vibratória e fazem uso do equipamento desde a década de 1990 para o preparo físico, terapêutico e reabilitação", comenta Vivian.

Gostou da sugestão mas tem medo que as vibrações possam causar algum mal ao seu organismo? Lucely Lustre afirma que há dois tipos de contraindicações. "As absolutas: doenças agudas, usuários de marcapasso, trombose aguda, gravidez e osteoporose em estágio avançado; e as não-absolutas: enxaqueca, hérnia aguda, espondilose (artrite degenerativa da coluna vertebral), doenças cardiovasculares, uso recente de DIUs, pinos ou placas de metal, pedra nos rins e articulações sintéticas".

Para os que adoram arrematar equipamentos para se exercitar em casa, a personal trainer Ellen Araujo não recomenda o uso doméstico das plataformas. Por se tratar de um equipamento complexo, o treinamento na plataforma vibratória exige um nível de consciência corporal mínimo para que o resultado apareça de maneira segura e eficaz. É importante lembrar que nem todas as plataformas comercializadas possuem o estímulo vibratório multidirecional, o que pode causar danos caso os exercícios não sejam realizados corretamente. "Dessa forma, o treino deve ser obrigatoriamente supervisionado por um profissional capacitado a este tipo de equipamento. Seu uso inapropriado pode levar a lesões musculares e articulares e danos a saúde", adverte a especialista.

Para aqueles que ainda estão relutantes em acreditar que uma simples placa que vibra é capaz de proporcionar resultados tão eficientes, Vivian Fonseca lista abaixo os benefícios gradativos a cada sessão.

Plataforma Vibratória Conheça sobre o equipamento

Por Paula Perdiz

Comentários

comentar comentar

eu uso na minha academia,mas eles restringem o uso somente 10minutos,esse tempo é suficiente para algum resultado?além disso eu faço 30m de esteira e musculação.obrigada,aguardo resp.

3 relevâncias Aída Fátima Medeiros - postado em: 23/08/2013 - 17h59

comecei hoje a usar a plataforma vibratoria e normal sentir dores na panturilha obrigada

1 relevância linda bonfim - postado em: 05/08/2013 - 17h00
abdome abdômen anabolismo aparelhos apetite atividade física atividades físicas atletas bicicleta ergométrica boa forma bola culote dançar desidratação dicas dores esportes radicais estímulo exercício aeróbio fit ball hidroginástica hipertrofia ioga isotônicos jogos jump fit malhar massagem medidas meditação obesidade organismo reeducação alimentar stand up paddle surf terceira idade
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.