Pilates O que é Pilates - MaisEquilíbrio

Pilates - o que é?

Pilates

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?

Segundo Inélia Garcia, diretora do Studio Pilates do Brasil, o método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Publicidade

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas apresentam:

  • Exercícios suaves e eficazes;
  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Aulas únicas, evitando monotonia;
  • Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Construção de uma postura correta e natural;
  • Não há desgaste físico.

Benefícios:

  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento.

Veja aqui o quanto precisa emagrecer e comece agora sua reeducação alimentar!

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. Experimente!

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

Boa noite ,

o pilates e bom para mim

tenho 47 anos e tenho falta de cartilagem no quadril estou acima do meu peso estou com 92 kilos e fiz uma cirurgia de tireiode

0 relevância rosemary ramos - postado em: 06/11/2014 - 19h45
tenho 45 anos e tenho artrose nos 2 joelhos gastava uma media de 600,00 por mes na farmácia a 3 meses faço pilates foi a melhor coisa que fiz ha eu pesava 94 kg fiz um programa de reducação alimentar hoje peso 72 kg e mais saude menos dores
lucimar rosa - postado em: 20/11/2014 - 13h25

O diferencial do Pilates é que ele proporciona benefícios para a saúde e bem estar do corpo e da mente, esse método reeduca sua postura, fortalece os músculos de uma forma global, aumenta sua flexibilidade, protege as articulações e melhora o sistema respiratório, aumenta a concentração e consciência corporal, reduz o estresse e a ansiedade.

Os exercícios de Pilates são eficazes no alivio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose e também auxilia no alivio de dores e melhoras em procedimentos cirúrgicos tais como: joelho, quadril e cirurgias no pé.

Alpherat – Pilates – Fisioterapia – Estética – Psicologia - Especialidades medicas.

Cuide do que e essencial para você seu corpo e sua mente no seu melhor estado.

Rua Guaraiuva, 365 – Brooklin Novo – São Paulo/SP.

(11) 5506-2765 /9 9923-7520

www.alpherat.com.br / alpheratvoce@gmail.com / www.facebook.com/alpheratsp

0 relevância Alpherat - postado em: 17/10/2014 - 16h48

Boa noite, tenho 20 anos e tenho um desvio na coluna(escoliose)... posso praticar o pilates?

23 relevâncias juliane - postado em: 27/05/2014 - 21h44

olá, comecei fazer aulas de pilates, mais durante os exercicios eu sinto tontura e ancia de vomito, isso é normal??? Sou iniciante,gostaria que me orientasse..obrigada

66 relevâncias cecilia - postado em: 13/02/2014 - 22h30
É sim flor, a tontura se dá devido à maior oxigenação dos tecidos. Quando isso ocorrer, espere passar o e volte a praticar sua sequência!
Renata - postado em: 25/07/2014 - 12h10
boy relaxa e fica bem relaxado vomitu e normal mais tu fica de boa assim dfa mo brisa no coco de cavalo
Boy - postado em: 10/05/2014 - 19h34

Ola,eu tirei um tumor do intestino a um ano e três meses E fiz quimio terapia e radio terapia,também tenho um problema na lombar L4-L5-S1,estou com muitas dores, inchando o corpo e atrofiando as mãos e pernas,emfim o corpo inteiro,fazer pilates seria bom para mim!Obrigado!

24 relevâncias suzanasantoscoelho - postado em: 11/02/2014 - 16h51

Olá! Há 3 anos sofro com uma tendinite no quadril D,parece-me que na altura do glúteo médio ou máximo, não tenho certeza, mas é uma dor frequente, que acabei me acostumando, mas prejudica muito minha vida. E agora, pra ajudar, acordo com dores nas costas, na altura da col. dorsal, gostaria de saber se o Pilates vai me ajudar, pois quero muito fazer algum exercício, já que sou totalmente sedentária. Será que o Pilates vai me fazer ter uma melhora? Obrigada.

46 relevâncias Juliana - postado em: 31/01/2014 - 12h21
Ola Juliana. Vi sua kemsagem no site e ela se parece muito com a minha condicao. Nao sei se foi a um reumatologista, mas recomendo fortemente. Voce pode ter espondilite ou algum outro processo reumatologico. Procure um bom reumato. Tenho um ora indicar. Dra Ana Paula Bazilio, em Osasco. Eu tenho espondilite, estou fazendo o trata,ento ha tres meses e nao tenho mais dores e limitavao de movimentos, estou otimo e praticando pilates. Nao acredite em tudo que le na internet, se for algo assim, fique tranquila, tem tratamento e o resultado eh otimo. Sucesso
Moises - postado em: 15/03/2014 - 13h13

Gostaria de saber se a prática do pilates ajuda a perder peso.

58 relevâncias Dijalma - postado em: 09/01/2014 - 17h52

Olá , boa tarde.

A um ano atras eu tive um problema de saúde, tive uma trombose venosa cerebral, venho seguindo fazendo tratamento, mas não posso fazer muito esforço físico,e eu sempre fazia exercícios físicos em academia, então gostaria de saber se eu posso fazer pilates, se é recomendado no meu caso.

Abraços.

33 relevâncias delma - postado em: 26/11/2013 - 14h10
Olá Delma. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu médico ou um educador físico de forma presencial, eles poderão melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 28/11/2013 - 15h46

Eu gostaria de perguntar, qual é a média de preço dessa modalidade? Obrigada.

59 relevâncias sandra - postado em: 16/11/2013 - 14h59
Olá Sandra. Como vai? O preço varia muito, o ideal é que entre em contato com os estúdios de pilates de sua cidade para que faça uma pesquisa. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 18/11/2013 - 12h21

Boa matéria. Em Limeira há o Estúdio Vivah, que além de Pilates também oferece treinamento funcional. www.estudiovivah.com.br

11 relevâncias Estúdio Vivah - postado em: 28/08/2013 - 13h53

Tenho 60 anos e fiz uma cirurgia bariátrica há 1 ano atrás e durante este período não tenho praticado nehum execício físico. É aconselhável a prática de pilates no meu caso? Obrigada!

27 relevâncias aparecida - postado em: 25/07/2013 - 18h17

Oi, eu tenho hipertensãopulmonar e nao pratico nenhum exercicio fisici, pilates parece ser bem agradavél e não força muito, eu posso fazer?

6 relevâncias Bruna Wolff - postado em: 21/07/2013 - 19h17

Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.

À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.

*Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.

*Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.

Importante:

1: Conserve o mesmo copo durante o processo.

2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.

3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.

4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).

5: Publique na mesma semana.

O mais importante: Com saúde não se brica, por mais bem intencionadas que sejam as simpatias e orações. Por isso, antes de começar qualquer dieta ou regime, procure um especialista da área médica. Somente esse profissional poderá lhe fornecer todas as informações necessárias de acordo com sua necessidade, isto é, de acordo com seu organismo.

54 relevâncias claudia alves - postado em: 17/07/2013 - 07h36
voufazer esta simpatia.
wanda franco - postado em: 04/12/2013 - 19h40
Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois. À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água. *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz. Importante: 1: Conserve o mesmo copo durante o processo. 2: Não faça regime pois a simpatia é infalível. 3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias. 4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites). 5: Publique na mesma semana. O mais importante: Com saúde não se brica, por mais bem intencionadas que sejam as simpatias e orações. Por isso, antes de começar qualquer dieta ou regime, procure um especialista da área médica. Somente esse profissional poderá lhe fornecer todas as informações necessárias de acordo com sua necessidade, isto é, de acordo com seu organismo.
Angélica - postado em: 24/07/2013 - 11h11

olá fiz uma sirurgia de radio na mão direita e quero saber se posso fazer pilates

10 relevâncias alexandra - postado em: 18/06/2013 - 21h31
Oi Alexandra É aconselhável vc fazer paralelamente algumas seções de acupuntura, principalmente nas cicatrizes. Sou profissional da área, estou às ordens para alguma orientação. Moro em Brasília DF.
José Aloísio - postado em: 07/12/2013 - 10h58
Olá! Não só pode como também é muito indicado! Mas respeitando sempre as limitações e características individuais! Muitos exercícios,ou melhor, praticamente quase todos podem ser adaptados conforme as necessidades do aluno! Sou formando em Educação Fisica e faço estágio em Pilates há um ano.
Alexandre Portela Ávila - postado em: 26/08/2013 - 22h04

Devido a um desvio de 2 vertebras fiz cirurgia na coluna colocando pinos para o realinhamento das mesmas. Neste caso é aconselhável Pilates ?

24 relevâncias Luci - postado em: 17/06/2013 - 16h19

Comecei fazer pilates a 1 mês, pois sentia muita dor nas costas e ombros. Já sinto grande melhora.

Muito bom mesmo!

26 relevâncias Márcia - postado em: 15/06/2013 - 16h01

Faço pilates e posso dizer o quanto ele é eficaz. sinto-me disposta, corpo mais flexível e muito feliz!!!

6 relevâncias Andrea - postado em: 10/06/2013 - 21h10

bom dia moro no rio de janeiro é estou com osteopenia é dores em geral no corpo gostaria de fazer mais é muito caro!!

ñ tem escola onde o preço é mais razuavel...rj

20 relevâncias betth - postado em: 18/04/2013 - 11h08
Beth Caso vc queira e é bem recomendável um acompanhamento com acupuntura.No IARJ existe um programa de tratamentos mais em conta. Fica na travessa Pepe esquina c/a rua da Passagem em Botafogo. Existe tambem atendimentos por alguns Postos de Saúde aí do Rio.Espero q. encontre.
José Aloísio - postado em: 07/12/2013 - 11h10
Procura um SESC perto de sua casa pra mim que sou sócio o curso sai por R$30,00 e pra quem não é sócio sai por R$45,00. Espero ter ajudado :D
leonardo - postado em: 12/06/2013 - 22h06
O pilates vale a pena!! não se preocupe com o dinheiro, talvez vc não tenha condições mas tente conseguir resolver isso, Olha sou portdora de deficiência fisica, com problemas ns pernas, e na coluna! vivi chorndo de dor direto, o Pilates deu-me nova vida, vale a pena vc sacrificar qualquer coisa, ás dores vão pra o inferno, vc tem uma nova vid..
Francisca das Chagas Port - postado em: 11/05/2013 - 11h07

eu faço Pilates e um ano e meio e posso dizer que os resultado são únicos!! Quando inciei tinha sofrido um acidente de moto onde o carro cortou a frente e como fui lançada acabei fraturando a costela além de sentir muitas dores pelo corpo todo. Dois meses depois comecei,bem devagarinho..no meu ritmo e hoje estou super feliz com os resultados. As pessoas param e pedem o que eu fiz rsrsr Mas uma correçãozinha, quando vc esta no nivel avançado o pilates cansa SIM!! É paulera..mas muito muito gostoso e divertido! E no final ainda tem relaxamento com massagenzinha... Perfeito.

17 relevâncias Ana Paula - postado em: 11/04/2013 - 14h52

olá tenho 28 anos,sou portadora de um derrame pericárdio,e não posso fazer exercícios,me sinto um pouco inútil sem fazer exercícios,posso fazer pilates?já estou chegando nos trinta e estou gorda preciso me exercitar e não posso.o que faço?

17 relevâncias Josy - postado em: 02/04/2013 - 23h35
Oi Josy, Sou fisioterapeuta e posso dizer que vc pode fazer sim adaptado a sua patologia. Não há contra indicação pra pilates. Vc é do Rj? Posso indicar um local pra vc. Juliana
juliana - postado em: 10/05/2013 - 15h57
Olá Josy. Nesse caso o mais indicado é que consulte um fisioterapeuta, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 04/04/2013 - 16h16

Queria saber os exercícios que são feitos no Pilates para um trabalho de escola.

12 relevâncias Anônimo - postado em: 04/03/2013 - 12h55
Nesse caso o mais indicado é que consulte um educador físico ou fisioterapeuta de forma presencial. Um abraço, MaisEquilíbrio
- postado em: 14/03/2013 - 16h28

tem idade limite para praticar pilatos?

13 relevâncias Isabel Pereira - postado em: 04/03/2013 - 05h30
Nesse caso o mais indicado é que consulte um educador físico ou fisioterapeuta de forma presencial. Um abraço, MaisEquilíbrio
- postado em: 14/03/2013 - 16h28

Alguém conhece algum homem que pratique pilates? É para uma matéria no Jornal de Mogi das Cruzes. Caso sim, entrar em contato urgente no email: jornalismo.brunacosta@gmail.com

15 relevâncias Bruna Costa - postado em: 15/02/2013 - 11h40
Eu faço a 6 meses. Meu marido faz a 3 meses ele estava todo duro, está tendo uma evolução extraordinária. Se precisar de ajuda conte comigo.
Andreia ramos - postado em: 11/03/2013 - 11h29
Sim conheço vários homens que praticam Pilates, pois trabalho numa clínica onde oferece esse serviço.
narjara - postado em: 20/02/2013 - 07h49
Sim, conheço! Só que ele é aqui do Rio de Janeiro, um amigo cirurgião dentista. Se quiser falar com ele me mande um email: cinthiacbrum@yahoo.com.br
Cinthia Brum - postado em: 18/02/2013 - 12h24

Estou praticando pilates a dois meses faço uma vez por semana, já me sinto bem melhor da munha coluna pois, tenho um desvio. Gosto muito dos alongamentos, estou amando os exercícios. Faço também duas vezes por semana hidroginástica que tbém é muito bom.

Abraço

19 relevâncias Maria Inez - postado em: 15/01/2013 - 16h41

sei que a maioria das pessoas querem emagrecer mais eu sou do contrario preciso ganhar uns quilinhos e quero saber se com o pilates posso ganhar peso a e tenho 34 anos numa estatura de 1,56 mais ou menos com a minha idade e possivel alongar ao ponto de conseguir faser abertura, tenho vontade de praticar o polidance me de uma dica obrigada

44 relevâncias laura alves ribeiro - postado em: 06/01/2013 - 17h10

estou disposta á entrar em uma aula de pilates,mas gostaria de saber se praticando esse exercício, dá pra definir o corpo também,como por exemplo, aumento dos glúteos e fortalecimento dos músculos dos mesmos, abdômem definido, pernas mais torneadas... isso é possível com o pilates?

111 relevâncias Geovanna - postado em: 06/01/2013 - 14h50
Totalmente possível. O Pilates vai redesenhar vc e sua postura!
Ana Paula - postado em: 11/04/2013 - 14h54

Olá leitores. Sou fisioterapeuta e professor de Pilates há mais de 5 anos. Já fiz vários cursos na área inclusive um dos mais conceituados do mundo, o da PhysioPilates associada à Polestar Pilates dos EUA. Temos um Studio completo de Pilates e aulas experimentais gratuitas!! Venha fazer uma aula grátis! Lago Norte- Brasília/DF >www.studiostarpilates.com.br (61)3468-6933

11 relevâncias Gilberto Argollo Filho - postado em: 04/11/2012 - 19h53

Gente, conheci um ótimo estúdio de pilates solo!

E sim, dá para entrar em forma com o pilates, basta dedicação e disciplina!

Para conseguirem mais informações aconselho o estúdio que estou frequentando, www.momopilates.com.br

17 relevâncias Ana - postado em: 20/10/2012 - 00h26

Gostaria de saber se pilates de solo ajuda a emagrecer?

53 relevâncias rosana buriche pereira - postado em: 24/09/2012 - 21h34

Vc pode fazer pilates sim,pois vai melhorar muito sua qualidade de vida,o pilates vai fortalecer sua musculatura,vai melhorar sua flexibilidade, com os exercicios conseguimos melhorar muito as dores cronicas.Olha gostaria de falar muito mais sobre os beneficios do pilates,mas teria que ser pessoalmente...rsrsrsr...mas procure uma fisioterapeuta e ela vai te falar muito mais.

7 relevâncias Ft.Aline Lopes souza - postado em: 31/07/2012 - 23h09
abdominal atividade física borboleta bíceps caiaque calorias casal chocolate corpo definido dance mix dieta balanceada diversão eliminar peso exercícios em casa fumo férias halteres hipertensão arterial humor luta meditação metas motivação músculo natação parto peso piscina reeducação alimentar saúde slackline stand up paddle treino varizes vida saudável volei
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.