Freqüência cardíaca de treino - MaisEquilíbrio

Freqüência cardíaca de treino

Freqüência cardíaca de treino

Você sabe qual a sua freqüência cardíaca ideal durante o treino? Cada batida do coração bombeia uma quantidade determinada de sangue para a corrente sanguínea, visando nutrir e oxigenar os músculos.

Com o hábito de fazer exercícios, você faz com que o seu coração se desenvolva, fique maior e mais forte do que o coração de uma pessoa sedentária. Assim, ele bombeia o sangue com maior eficiência e isso faz com que a sua freqüência cardíaca seja menor para movimentar um mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto.

Você passará a correr mais, andar mais, pedalar mais para um mesmo número de batimentos cardíacos. Assim, o seu condicionamento físico irá melhorando.

Publicidade

Para saber a faixa ideal de batimento cardíaco, o ideal é fazer um teste de esforço máximo, como o teste ergoespirométrico.

Mas, enquanto não faz o teste, você pode fazer a seguinte fórmula: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres). Trabalhe de 60% a 75% deste valor. Esta é uma faixa segura para a maioria das pessoas (a não ser que você tenha problemas de cardiopatias, pressão alta e outros). Neste caso não inicie nenhuma atividade física antes de fazer uma avaliação física.

Freqüência cardíaca de treino

Se você não fez o teste ergoespirométrico trabalhe dentro desta faixa. Estes números podem ter uma pequena variação. Atletas podem fazer treinos alternando a intensidade utilizando batimentos acima de 85% da F.C. Máxima (sob orientação).

O ideal seria usar um frequencímetro para medir os batimentos cardíacos. Ele é sem dúvida mais seguro e preciso nos resultados. Se você não tem um, controle a freqüência, colocando os dedos indicador e médio (da mão esquerda) no pulso direito. Marque os batimentos durante 10 segundos e multiplique por 6, para ter os batimentos por minuto.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

Bom matéria,muito esclarecedora irá me auxiliar bastante em meus treinos.

0 relevância alcemar - postado em: 19/08/2014 - 12h56

Gostei da matéria. Eu não sabia que era possível fazer previsões. Com estes dados da tabela nós podemos ajustar melhor nosso modo de fazer exercício. É claro que os exames médicos tbm são importantes. Gostei da matéria.

4 relevâncias Pedro Lima - postado em: 22/06/2013 - 19h32

Ótimo Artigo. Vou aplicar antes da competição e ver o resultado.

1 relevância N - postado em: 09/04/2013 - 19h48

Valew... muito esclarecedor!!!

4 relevâncias Clayton Almeida - postado em: 23/12/2011 - 23h09

chato,chato,cgato

3 relevâncias zebra - postado em: 09/06/2011 - 14h32

Gostei muito dessa matéria me estimulou a fazer exercício e ter uma boa forma!!!!!!Obrigado.

9 relevâncias Anna Clara - postado em: 13/03/2011 - 19h21

Tabela

1 relevância Mario - postado em: 27/01/2011 - 01h58

Olá, muito boa a matéria. E quando estamos praticando exercício e ficando acima da faixa dos 85%? Corremos o risco de estar com algum problema cardiaco?

Obrigadaa

20 relevâncias Luciana - postado em: 09/09/2010 - 21h48
academia alimentação anabolismo atividades físicas avaliação física caminhadas caminhar caving celulite chocolate diabetes dores elástico engordar erros faixa elástica fortalecimento frio genética ginástica gravidez lutas meditação mulheres mãe músculos natureza ombro pescoço pilates solo prevenir reeducação alimentar relaxe sexo sistema imunológico trekking
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.