Endorfina aumenta o bem estar e diminui o stress - MaisEquilíbrio

Endorfina: aumenta o bem estar e diminui o stress.

Endorfina aumenta o bem estar e diminui o stress

Você já ouviu falar que exercício vicia? Algumas pessoas realmente são viciadas em atividade física. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios.

Muitas pessoas se sentem irritadas, ansiosas, depressivas e com péssimo humor quando deixam de fazer exercícios físicos.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

Publicidade

Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.

Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.

Em determinado momento, porém, atinge um limiar de produção que a torna perceptível e surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois de terminado o exercício.

Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.

A endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

A intensidade e a duração do exercício parecem ser responsáveis pela concentração de endorfina no sangue.

Após exercícios de intensidade leve a moderada (menor que 60% do VO2max) não foi verificado aumento da taxa de endorfina no sangue.

Um estudo comparativo entre um exercício aeróbio (com cargas crescentes de intensidade) e outro anaeróbio (com duração máxima de 1 minuto) encontrou concentrações plasmáticas aumentadas de endorfina de forma muito semelhante.

No exercício aeróbio esse nível alto de endorfina foi encontrado após ter sido alcançado o limiar anaeróbio (cerca de 75% do VO2 máx). Observou-se também relação direta entre as concentrações

de endorfina e outros hormônios relacionados à atividade física como o ACTH e adrenalina.

Não existe um tempo de exercício pré-determinado a partir do qual a endorfina começa a ser liberada mais intensamente. Estudos, já citados acima, demonstraram que tanto exercícios aeróbios quanto anaeróbios podem provocar um aumento de sua concentração.

Desta forma, se torna importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, para que você conheça o seu nível de condicionamento físico bem como limiares aeróbio e anaeróbio, e possa trabalhar de forma correta e segura.

Insista nos exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, na musculação de 3x a 5x por semana e nos alongamentos. Sinta este bem estar!

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

FUTEBOL VALE COMO ATIVIDADE FÍSICA?

3 relevâncias WAGNERCAMPOS - postado em: 11/05/2011 - 07h38

Prezada DRa Valéria Alvin Igayara de Souza

No que trata sua matéria sobre a endorfina, busco suas considerações quanto a presença da endorfina em atividades como dança (principalmente nas que guardam um carater mais ativo e de valor cultural, como as de candomble, frevo, samba, coco, jongo, etc), visto em meu estudo interdisciplinar (teses de doutorado em musicologia) supor que a endorfina justificaria motivações de reuniao periodica, e tambam frequente no comportamento de comunidades em que esses tipos de manifestações é uma constante motivacional que torna essas atividades um fenomeno signifcativo (de carater prazeroso, e vicioso) em suas vidas.

Tambem gostaria que me esclarecesse sobre alguns termos tecnicos em sua materia tais como: VO2max. e da sua respectiva significancia para o entendimento do processo da endorfina no corpo humano e na psique.

13 relevâncias FERNANDO ANTONIO FERREIRA - postado em: 30/06/2010 - 08h21

Desejo receber boletins do CyberDiet.

Desejo receber boletins do CyberDiet e parceiros.

2 relevâncias Jefferson Nogueira Cândid - postado em: 17/06/2010 - 22h03
alongamento atividades aquáticas braços bumbum durinho circuito crawl creatina crianças dança dicas esportes família filhos fit ball folia força muscular fumo férias glúteos halteres luta músculos natureza obesidade parto prevenção páscoa quadril qualidade de vida reeducação alimentar seios street dance teste ergoespirométrico transport trekking volei
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.