Atividades aquáticas diferenciadas - MaisEquilíbrio

Atividades aquáticas diferenciadas

Atividades aquáticas diferenciadas

Disputando a preferência dos alunos e o espaço dentro das piscinas, as modalidades de atividades aquáticas mais conhecidas e tradicionais como a natação e a hidroginástica tem hoje adversários de peso e de grande eficiência.

Ciclismo, musculação, corrida, entre outras atividades feitas em salas de ginástica foram parar dentro das piscinas, o que torna uma excelente alternativa para pessoas com problemas articulares e de coluna, já que o impacto dentro da água é reduzido.

Os nomes ficaram um pouco diferentes como deep runner (corrida aquática), hidrobike (spinning na água), acqua ioga (ioga na água), hidro jump (mini cama elástica para atividades dentro da água), entre tantas outras que ainda aparecerão com certeza.

Publicidade

Exercícios dentro da piscina promovem o fortalecimento muscular, devido a pressão hidrostática (exercida quando o corpo está submerso), além do efeito massageador da água que favorece a circulação sanguínea.

Estas modalidades moldam o corpo, refrescam as idéias, além de serem descontraídas e muito divertidas. Conheça um pouco mais sobre elas:

Hidro Jump: A aula é feita em cima de uma mini-cama elástica individual. Na aula o aluno impulsiona o corpo dando saltos, treinando o equilíbrio. Indicada para quem quer emagrecer, ganhar força muscular, prevenir ou tratar a osteoporose. A aula provoca um estímulo ósseo e muscular, fortalece os membros inferiores e a cintura.

Durante a aula é feita uma variação de exercícios localizados, em que são trabalhados os membros superiores. Neste tipo de aula você pode queimar em média 500 calorias em 45 minutos.

Segundo a professora Giselle de Souza, da Academia Estilo do Corpo, as aulas aliam exercícios aeróbicos com movimentos coreografados, que desenvolvem ritmo, consciência corporal, equilíbrio, condicionamento físico, agilidade e resistência de uma forma muito gostosa e descontraída, o que tem atraído inúmeras alunas para as academias.

É uma aula que dá para trabalhar com pessoas em diferentes níveis de condicionamento, pois cada um segue o seu próprio ritmo de acordo com sua capacidade. Os iniciantes podem começar utilizando o apoio das barras laterais da piscina até que tenham equilíbrio para soltá-las, passando a utilizar materiais como palmar e pesinhos entre outros, até que consigam realizar os saltos sobre a cama sem material, utilizando-se apenas da resistência da água.

Atividades aquáticas diferenciadas

Hidrobike: Esta modalidade é realizada em cima de uma bicicleta feita em aço inox (a prova de oxidação) que permite aos alunos pedalarem dentro da água aproveitando os benefícios que o meio aquático proporciona.

É uma aula de puro condicionamento físico, que tem como objetivo principal desenvolver força e resistência muscular. São trabalhadas principalmente as pernas, glúteos e o abdômen em menor proporção, além da capacidade aeróbica e anaeróbica, aproveitando as vantagens de ter o corpo imerso na água e do treinamento do ciclismo. Para as mulheres é muito interessante, pois ajuda na redução da celulite.

Veja outros benefícios desta modalidade:

  • A água diminui o stress térmico devido a facilidade de perda de calor, que resulta em um maior tempo de atividade física de média e alta intensidade;
  • Gasto calórico elevado. Em 45 minutos consegue-se queimar 500 calorias em média;
  • Segurança articular, pois na água há redução do peso corporal, o que diminui a sobrecarga das articulações;
  • Indicado para crianças a partir de 14 anos por causa da altura do banco;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Para praticar esta modalidade é necessário o uso de sapatilha de neoprene com solado emborrachado para evitar escorregões e não machucar a sola do pé. Também é necessário o uso de bermudas de ciclismo que possuem um revestimento especial entre as pernas e na região do glúteo.

    Atividades aquáticas diferenciadas

    Integral Surf Training: É um programa de condicionamento físico voltado ao surf. Consiste na prática de três modalidades:

    Musculação: realizada 3 vezes por semana, com o objetivo de adquirir força muscular de músculos específicos e necessários para a prática do surf e a compensação daqueles nem tanto solicitados;

    Alongamento: realizado 2 vezes por semana, trabalha postura corporal, equilíbrio, flexibilidade, concentração, tônus muscular.

    Atividade aquática: realizada em piscinas olímpicas, inclui orientação e a prática de exercícios para melhorar a preparação aeróbia e anaeróbia, com aulas de natação nos estilos crawl e costas, apnéia (suspensão da respiração), flutuação, jogos com caráter recreativo e a remada em pranchinhas e pranchões, sendo esta realizada 5 vezes por semana.

    Esta modalidade é indicada para aqueles que já surfam e pretendem melhorar o condicionamento físico específico e o preparo técnico, e dessa forma conseguir surfar com qualidade e reduzir os riscos de lesões, como também para aqueles que estão iniciando ou querem iniciar, mas sentem dificuldades em enfrentar o mar.

    Por ser uma atividade muito descontraída e sem preconceitos, o surf na piscina é cada vez mais procurado pelo público feminino, pois embeleza e melhora as formas do corpo, fortalece e ainda emagrece! Pode-se eliminar em uma semana cerca de 360 calorias no alongamento, 980 calorias com a musculação e 4450 calorias nas aulas dentro da piscina.

    Atividades aquáticas diferenciadas

    Agradecimentos especiais:

    Academia Estilo do Corpo swin & fitness

    Fone: (13) 3271-4700 / 3271-4701

    Academia Cia Fitness:

    Fone: (13) 3289-6480 / 3284-7313

    Academia Fit Santos:

    Fone: (13) 3226-4010

    Por:
    Vanessa Salvador Marietto
    CREF 020396-G/SP

    Comentários

    comentar comentar

    Leia isso

    0 relevância regina - postado em: 27/08/2014 - 13h07
    alongamento atividades aquáticas braços bumbum durinho circuito crawl creatina crianças dança dicas esportes família filhos fit ball folia força muscular fumo férias glúteos halteres luta músculos natureza obesidade parto prevenção páscoa quadril qualidade de vida reeducação alimentar seios street dance teste ergoespirométrico transport trekking volei
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.