Atividade Física Perguntas e respostas - MaisEquilíbrio

Atividade Física: perguntas e respostas

Atividade Física perguntas e respostas

Você tem dúvidas com relação a exercícios e atividade física? Esclareça agora suas dúvidas.

1. Aparelhos anunciados na TV realmente acabam com as gordurinhas localizadas no abdome, deixando-o sarado?

Não. Os aparelhos anunciados para exercitar o abdome, fortalecem a musculatura, mas sozinhos não deixam a sua barriga sarada. Para perder a gordura localizada na barriga e ter um abdome bonito não basta realizar apenas os exercícios abdominais.

Publicidade

É preciso fazer uma dieta alimentar balanceada, fazer exercícios aeróbios de 5 a 6 vezes por semana, com duração entre 30 e 60 minutos, com intensidade de moderada a forte ou abdominais 3 vezes por semana e cuidar também da postura.

2. A musculação é considerada uma atividade aeróbia?

Não. As principais vias energéticas nos treinos de musculação são anaeróbias, onde há a produção de energia sem oxigênio. São chamadas de sistema ATP-CP e glicólise.

3. Qual atividade deve-se fazer primeiro: musculação ou exercícios aeróbios?

Se você faz um trabalho intenso de musculação e também aeróbio, o ideal é alternar os dias, fazendo um em cada dia. Agora, você pode fazer um trabalho aeróbio intenso num dia e musculação no outro, seguido de trabalho aeróbio leve ou moderado (dependendo do tipo de treino e do seu objetivo). Dessa forma, você faz os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana.

Fazendo as duas atividades no mesmo dia, prefira começar pela musculação, desta forma você rende mais na primeira e fica mais suado e relaxado depois dos aeróbios.

4. Por que sinto dor um ou dois dias depois dos exercícios?

Dores sentidas de 24 a 48 horas após o treino são chamadas de dores tardias. Elas aparecem porque ocorrem microrrupturas nas fibras musculares e no tecido conjuntivo e estes sofrem um processo de inflamação, provocando a dor. Mas estas desaparecem cerca de 4 dias depois e, com o treino contínuo (na mesma intensidade), o corpo se acostuma e não aparecem mais as dores.

Agora, se você aumentar a intensidade ou passar do seu limite ou mesmo se fizer uma atividade à qual não está acostumada, estas dores podem aparecer.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

comentar comentar

Pode treinar 2 vzes na academia 1 treino d manha e outro a noite

0 relevância flavio - postado em: 13/05/2014 - 16h48

o que e exercicio

0 relevância annethayna - postado em: 14/06/2013 - 14h08

Ola tenho 30 anos meu peso é de 60 kg tive 2 gravidez e tenho trez filhos, não sou gorda tenho 1,61 de altura mas estou malhando jamp e spining seg/quarta e sexta são duas aulas uma na sequencia da outra, e terça e quinta faço academia localizada com um personal, cortei o chocolate e o refrigerante, notei que estou ficando mas durinha definida, pois tenho uma facilidade grande de ganhar massa muscular mas peso que é bom nada ainda e ja tenho 40 dias de treino seguido sem falta.. é normal???????

4 relevâncias Francieli - postado em: 28/02/2013 - 17h52

Cara Valéria,

Venho por meio deste comentário, fazer-lhe umas resalvas relativas a informações, digamos, "incompletas".

Na pergunta de número 2, você disse que a musculação NÃO é um exercício aeróbio. Contudo deve-se lembrar de quê séries acima de 18 repetições, muda a fonte energética de glicogênica para lipídica, assim o exercício se torna aeróio. Então a musculação também pode ser considerado um exercício aeróbio. Informação essa partilhada pelos profissionais do Colegio Americano de Medicina do Esporte.

Não farei mais indagações nem resalvas, pois ainda há muitas informações "incompletas" em sua publicação.

Fora isso, gostaria de elogiar sua atitude de postar informações para o grande público.

0 relevância Profº Ms. Nícolas Silva - postado em: 26/01/2013 - 08h32

não consigo responder atividade de fisica

0 relevância anaildes de souza olveira - postado em: 04/11/2012 - 17h08

Olá, estou treinando para o TAF (teste de aptidão física) da SAP/SP. No último dia 11/08 durante uma corrida tive um estiramento leve na coxa. De lá pra cá, venho tratando com gelo, anti-inflamatórios e repouso do músculo. Em quatro dias tive uma melhora muito grande, quase não estou sentindo dor. Como saberei se a lesão está realmente curada para retorno aos treinos e quanto tempo devo aguardar para ter certeza da reabilitação do músculo? Tenho medo de voltar a treinar e acontecer novamente. Haja vista que minha prova é em aproximadamente 20 dias. Obrigado.

0 relevância Eduardo Françoso - postado em: 15/08/2012 - 21h52

comecei a fazer atividade física há duas semanas 01 hora de esteira caminhando 5,5km por hora fixa. posso continuar assim ou não preciso perder mais 15 kilos.

2 relevâncias marinalva - postado em: 25/05/2012 - 10h13

Olha tenho 19 anos e uns 1,70 eu acho nao tenho certeza, e estou correndo todos os dias fazendo exercícios físicos diarios sabe, quando comecei eu nao ia todos os dias mas agora estou indo, e queria saber se isso ajuda um pouco no crescimento, por favor quero a resposta grato.

1 relevância Matheus - postado em: 10/03/2012 - 22h56

que tipo de atividade eu posso fazer para perder peso?

0 relevância marluce da silva soares - postado em: 19/03/2011 - 17h03
não consigo responder atividade de fisica
anaildes de souza olveira - postado em: 04/11/2012 - 17h08

Olá!

Que bom ter encontrado este site com acesso fácil a informações essenciais para boa saúde.

Tenho 39 anos. Peso 50,250 Kg. Meço 1,65. Só conheço o que é ganhar peso durante as gestações. Os bebês nasceram grandes: 3,970 e 4,570. Logo volto ao peso normal.

Quero fazer exercícios físicos. Sinto necessidade, pois nunca fiz.

O que posso fazer para a região do tórax até a cintura aumentarem. Tenho esta região bem estreita, assim com coxas e pernas finas.

Mas não almejo corpo delineado demais, gosto da cintura fina e da região do bumbum.

Grata

0 relevância Andréia Gomes - postado em: 06/03/2011 - 15h34

Gostaria de saber por que nao consigo ganhar massa muscular,tenho pernas finas, anos atras fiz 2 meses de musculaçao,tomei suplementos e nao aumentei nem 1cm.

0 relevância Chelly - postado em: 01/02/2011 - 10h50

gostaria de saber sugestões para perder peso fazendo exercícios na piscina, tenho piscina em casa mas não é grande o suficiente para natação, gostaria de saber exercícios para fazer.

0 relevância lucas - postado em: 13/01/2011 - 23h46

Gostaria de saber o que devo comer antes de fazer camainha (10km média dia) e normalmene faço as caminhas de manhã e a tarde. Já mi disseram que leite e seus derivados nao é aconselhavél, mas só fruta acho pouco sem contar que me dar dor (vazio) no estomago. O que eu faço?

1 relevância valeria gouveia de freita - postado em: 23/11/2010 - 12h46

Gostaria de cadastrar e receber dicas do Cyberdiet.

Obrigado.

0 relevância Hélio - postado em: 11/11/2010 - 11h45

gostaria de saber o que posso comer assim que chegar da academia pois faço a noite

3 relevâncias gilvania pinheiro dos san - postado em: 09/11/2010 - 15h14
Gostaria de cadastrar e receber dicas do Cyberdiet. Obrigado.
Hélio - postado em: 11/11/2010 - 11h45

OLÁ,to com uma dúvida danada.

começei a fazer academia semana passada,

assim 12:00 eu saio do meu serviço e vou direto pra academia...

o que eu posso come antes de sair?

2 relevâncias dayana karina de bairros - postado em: 09/11/2010 - 10h29
abdominal abdômen sarado aeróbica atividade física atletas balé batimento cardíaco braços carnaval ciclismo ciclismo indoor computador corpo definido correr culote cálcio dança de salão dieta escada gasto calórico gyrotonic humor jogos mulheres natação pernas pescoço queimar calorias reeducação alimentar relaxamento resistência sedentarismo transpiração treinamento treinos vida saudável
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.