Afinal a musculação emagrece ou não - MaisEquilíbrio

Afinal, a musculação emagrece ou não?

A musculação aumenta ou diminui o peso

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer - e até médicos - acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal.

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Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

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Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Comentários

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comecei a fazer uma reeducação alimentar com acompanhamento de um nutricionista e peguei pesado na musculação. Nos 3 primeiros meses fiz sequencias de circuito e agora estou fazendo sequencias de super serie já perdi 8kg de gordura localizada e ganhei 2k de massa magra isso em 06 meses de academia. Vale a pena de mais investir em musculação e dieta que você emagrece com certeza.

5 relevâncias Fernanda - postado em: 15/05/2014 - 12h47

Faço musculação a 3 anos, e muitos dizem que você precisa ter uma alimentação balanceada, eu concordo com isso, quando entrei na academia, pesava 85 kg e media 1,65 m. Hoje em dia, 3 anos depois, peso 74 kg e meço 1,73m, e eu NUNCA FIZ DIETA, SEMPRE COMI MUITO!

O segredo e você ir devagar e sempre, quem busca resultados rápidos, logo sai da academia, recomendo o pessoal a ir devagar e sempre!

Esses chás nunca funcionaram comigo, depende do metabolismo, hoje em dia como bastante arroz, maças e pão, para criação de músculos e maça magra.

30 relevâncias Gabriel - postado em: 11/07/2012 - 19h40

Bom, antes de tudo, o corpo consome calorias diariamente apenas para mante-los, fora que o processo de regeneração muscular também exige muita energia, mais uma vez aumentando a queima calórica.

Agora sobre a alimentação eu discordei. É IMPOSSIVEL emagrecer sem ter uma dieta boa, a verdadeira luta é na cozinha !

Chá verde e chá branco ( chá branco é melhor ) também oxidam gorduras ! Isso é fato, tomar chá branco ou verde, 3 xícaras por dia ajuda a perder gorduras localizadas !

Faço academia a 9 meses e somente no quinto mes de treino criei vergonha na cara e arrumei minha alimentação. 5 meses de treino que não emagreci, mas ganhei muita MM (Massa Magra) pois tomava creatina, whey protein, bcaa, multi vitamincos, etc; e isso tudo ajuda a aumentar o ganho de músculos numa velocidade extrema, e após os 5 meses, em apenas UM mês ( 20 dias) minha aparência mudou drasticamente. Fiquei trincado e o melhor, emagreci apenas 1,2kg mas agora estou sarado ! rs

Comecei a treinar com 91kg, ao quinto mes estava pesando 89kg, ao sexto 87kg, e hoje no nono mês estou pesando 92kg, mas apenas 8% de BF (Body Fat = Gordura Corporal).

BF é o que determina a definição muscular, quanto menos gordura, mais proeminentes os seus músculos se tornarão.

Músculo todos nós temos, basta tirar a gordura para que você possa aprecia-los.

Boa sorte a todos !

E recomendo o www.hipertrofia.org . La voces vao encontrar muita ajuda e apoio dos usuários.

24 relevâncias Carlos - postado em: 16/08/2011 - 11h48

d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

12 relevâncias barby - postado em: 06/12/2010 - 17h21

DICAS DE EMAGRECIMENTO

4 relevâncias GLAURIA - postado em: 13/10/2010 - 12h35

Realmente, a musculação faz toda a diferença, comecei a praticar faz uns cinco meses, e já vejo nitidamente a mudança no meu corpo, fora que me sinto com mais energia para lidar com dia-a-dia bastante corrido!!

7 relevâncias Luciane Alves da Penha - postado em: 07/10/2010 - 23h04

gostei muito da materia, me ajudou muito nas duvidas qto ao emagrecimento com musculacao. Abrigada.

13 relevâncias Adriana Matos Peperaio - postado em: 11/09/2010 - 17h54
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