Proteja seus olhos do sol! - MaisEquilíbrio

Proteja seus olhos do sol!

O uso de óculos escuros é essencial para a saúde dos seus olhos

Proteja seus olhos do sol

O sol continua brilhando cada vez mais forte! Isso é sinal de que o verão ainda não acabou e que você tem que se cuidar. E não é somente com a pele que devemos nos preocupar! Os olhos também são muito prejudicados pelos raios ultravioleta.

Publicidade

Por isso é essencial o uso de óculos escuros. Este acessório de diversos modelos é capaz de fazer muito bem à saúde dos seus olhos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 20% dos casos de catarata são causados pela falta de proteção solar. A doença, maior causa de cegueira tratável no mundo, é uma resposta à formação de radicais livres que opacifica o cristalino, lente do olho que projeta as imagens na retina. Além da catarata, a radiação provoca na retina a degeneração da mácula, parte central responsável pela visão de detalhes, apontada como a maior causa de cegueira definitiva no mundo. Se você não tem costume de usar óculos de sol, é bom começar a ter!

E você sabia que as mulheres têm olhos mais sensíveis do que os homens? É isso mesmo. Elas sofrem mais com a falta de proteção. Isso porque têm mais propensão à fotofobia, aversão à luz, que pode estar relacionada ao uso de pílula anticoncepcional e à menopausa, que aumenta a síndrome do olho seco. A incidência de catarata nas mulheres é 30% maior por contra do estresse oxidativo mais intenso entre elas.

Segundo Dr. Leonardo Marcolino, oftalmologista do Hospital CEMA, os óculos escuros têm a proteção do ultravioleta, o que ajuda no conforto visual sem uma exposição muito direta ao sol. "Caso a pessoa não use óculos escuros ela poderá ter irritação nos olhos e dores a longo prazo. Poderá até ter cataratas entre outras doenças nos olhos". E alerta: "Nunca compre óculos escuros do camelô. Eles são somente uma lente acrílica ou de plástico, sem nenhum tipo de proteção."

Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que chega aos olhos sem alterar a visibilidade. Para o dia a dia as melhores cores são:

Âmbar, marrom - permitem boa visão de profundidade, além de reduzirem o reflexo.

Cinza - ideal para dirigir em dias nublados, porque permite melhor visão de contraste.

Rosa e púrpura - indicadas para surfistas por melhorar a visão de contraste em fundos azul ou verde.

Amarela - diminuem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comentários

comentar comentar
acordar cedo anorexia apetite ação café casa cirurgia confiança conflitos conhecimento controle emocional críticas câncer de mama dependência doce doenças efeito sanfona emocional erros excesso de peso festas filho incenso internet paciência pais pais e filhos pessimismo praia reconhecimento reeducação alimentar refeições remédio saudável sedentarismo tpm
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.