Autoestima - MaisEquilíbrio

Auto-estima

Eliminar peso pode aumentar sua auto-estima

Autoestima

O tema auto-estima é muito popularizado em livros de auto-ajuda e pelo senso comum. Tornou-se uma palavra bastante utilizada nas relações humanas, porém pouco compreendida pela maioria.

Publicidade

Muitos autores contribuíram com estudos relacionados ao tema. Coopersmith (1967) estudou as condições e experiências concretas que fortalecem ou diminuem a auto-estima. Vamos discorrer sobre o assunto com base nesse estudo.

Auto-estima pode ser definida como a avaliação que o indivíduo faz de suas experiências interpessoais, atribuindo juízo de valor a si mesmo. As crianças formam sua auto-estima a partir da maneira como são tratadas por pessoas importantes para ela, tais como pais, amigos e professores.

A auto-avaliação vai sendo construída pela criança de acordo com o valor que os outros lhe atribuem, expresso em afeto, elogios e atenção. São importantes também, suas experiências de sucessos e fracassos. Ainda contribui para a auto-avaliação a forma como a criança reage a críticas e comentários. Desta maneira, a formação da personalidade é alimentada positiva ou negativamente pela auto-estima.

As crianças que sofrem dominação, rejeição ou punição severa poderão desenvolver baixa auto-estima. Tendem a ser submissas e passivas, embora possam ocasionalmente mudar para o oposto extremo da agressão e dominação. Tornam-se pessoas menos realistas e menos efetivas no seu desempenho, pois se consideram inferiores e incapazes de solucionar seus problemas.

Para alguém com baixa auto-estima, estar acima do peso ideal pode constituir um fator de ansiedade e uma ameaça ao seu amor próprio. A pessoa pode se retrair e evitar relacionamentos sólidos, por não aceitar a imagem do seu corpo. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

Quando existe baixa auto-estima, o indivíduo dificilmente se exercita e pratica uma alimentação saudável, por não acreditar suficientemente em seu poder de mudança. A base para qualquer atividade transformadora em nossa vida é possuir auto-estima adequada.

Muitas vezes a terapia se torna importante para auxiliar o desenvolvimento do amor próprio. Doenças como bulimia, anorexia e vigorexia são freqüentemente associadas a fatores sócio-culturais e a baixa auto-estima. O ser humano deve ser moderadamente preocupado com seu corpo, sem que essa preocupação se torne uma obsessão. O desejável não é o padrão imposto pela mídia, mas sim estar satisfeito consigo mesmo, procurando manter um corpo saudável.

O amor à vida e a busca da saúde são fundamentais. Com auto-estima adequada fica mais fácil aceitar nossos pensamentos, sentimentos e valores pessoais. O senso comum nos diz que para ser amado é preciso também amar a si mesmo. Talvez essa seja a melhor definição da real importância da auto-estima para nossa vida.

Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

Comentários

comentar comentar

Brenda

Procure um profissional da hipnologia condicionativa perto de sua casa, através do site www.institutohipnologia.com.br ,

com certeza encontrarás a solução para o teu problema.

0 relevância Laudir - postado em: 07/02/2012 - 13h31

Querida Brienda, gostaria de dizer, que Deus te ama como vc é;Vc é a imagem e semelhança de Deus, não se preocupe com os que as pessoas pensam, ou deixe de pensar, seje vc mesma,procure agir na naturalidade, com certeza as pessoas que te conhecem ,te amam, existem tantas pessoas boas neste mundo,não deixe as oportunidades, que a vida te dá passem sem ser percebida, lembre-se Deus está no controle, e ele te ama muito, procure ter mais imtimidade com Deus, e vc vai ver que tudo vai ser diferente, Ele vai mudar á sua história. Um abraço.

2 relevâncias Débora - postado em: 26/01/2012 - 17h27

Jesus te ama, e desejaser seuamigo, convideo parafazer partede sua vida.. se precisar de uma palavra amiga me ande seu email para o end a cima.

0 relevância Sonia - postado em: 16/01/2012 - 01h21

DEUS É CONTIGO PROCURA UMA IGREJA O MAS PERTO DE SUA CASA !! CONVERSA COM O PASTOR ELE VAI LHE UMA RESPOTA CONCRETA E VAI VALER A PENA !!

0 relevância EVANILDO - postado em: 16/12/2011 - 18h48

oi brenda meu nome e laine eu tanbem sofro disso mas e ao contrario eu sou um pouco corda nao vou mente eu ate ja tentei me ssuisida com remedio mas oque eu tenho pra tidizer e nao tenha nem uma vergonha de vc pois deus lhi feis assim e munca esquecxa que deus te ama e que todos nos somos irmao e que aquele que te despresou hoje ira te reseber amanha beijos tchau

0 relevância laine - postado em: 28/11/2011 - 18h54

SOMOS UM SER ÚNICO,EXCLUSIVO PROPRIEDADE DO CRIADOR.NÃO SOMOS MELHOR OU PIOR ,SOMOS APENAS UMA PESSOA AMÁVEL E AMADA POR DEUS.ESCREVENDO A NOSSA HISTORIA.O QUE FAZ DAS PESSOAS SER FELIZ ,SÃO A CAPACIDADE DE SORRIR DAS SUAS LIMITAÇÕES.JESUS TE AMA

1 relevância JOÃO - postado em: 18/11/2011 - 13h58

OIII MEU NOME É BRENDA EU SOFRE DE AUTO ESTIMA BAIXO POR QUE SOU MUITO MAGRA NÃO TENHO VONTADE DE SAIR E IR PARA ESCOLA ESSE ANO FOI O PIOR ANO DA MINHA VIDA TA DANDO TUDO ERRADO ESTOU SOZINHA NA ESCOLA EXCLUÍDA INDA MAIS NA HORA DE FAZER TRABALHO E APRESENTA EU TRAVO ISSO ME DEIXA RUIM EU POR SÓ EU NÃO CONSIGO FICO MAU PARECE QUE AS PESSOAS OLHA COM CARA DE QUE SOU INCAPAZ DE FAZER EU CHOREI MUITO HOJE TO PÉSSIMA SABE QUE É A SALA TODA RI DO SEU TRABALHO POR QUE AS PESSOAS DO MEU GRUPO NÃO ESTUDOU SÓ EU TAVA NA PONTA DA LÍNGUA O QUE FALA MAIS ELES FALARAM MUITA PESTEIRA EU FIQUEI TÃO NERVOSA QUE TRAVEI NA MINHA HORA ME SENTI ENCOPETENTE COMO EM TODO TRABALHO

0 relevância BRENDA - postado em: 17/11/2011 - 20h38
Brenda Procure um profissional da hipnologia condicionativa perto de sua casa, através do site www.institutohipnologia.com.br , com certeza encontrarás a solução para o teu problema.
Laudir - postado em: 07/02/2012 - 13h31
Jesus te ama, e desejaser seuamigo, convideo parafazer partede sua vida.. se precisar de uma palavra amiga me ande seu email para o end a cima.
Sonia - postado em: 16/01/2012 - 01h21
oi brenda meu nome e laine eu tanbem sofro disso mas e ao contrario eu sou um pouco corda nao vou mente eu ate ja tentei me ssuisida com remedio mas oque eu tenho pra tidizer e nao tenha nem uma vergonha de vc pois deus lhi feis assim e munca esquecxa que deus te ama e que todos nos somos irmao e que aquele que te despresou hoje ira te reseber amanha beijos tchau
laine - postado em: 28/11/2011 - 18h54
SOMOS UM SER ÚNICO,EXCLUSIVO PROPRIEDADE DO CRIADOR.NÃO SOMOS MELHOR OU PIOR ,SOMOS APENAS UMA PESSOA AMÁVEL E AMADA POR DEUS.ESCREVENDO A NOSSA HISTORIA.O QUE FAZ DAS PESSOAS SER FELIZ ,SÃO A CAPACIDADE DE SORRIR DAS SUAS LIMITAÇÕES.JESUS TE AMA
JOÃO - postado em: 18/11/2011 - 13h58

animo pessoal

3 relevâncias ed - postado em: 19/03/2011 - 09h28
acupuntura apetite avaliação bebidas colesterol controle de peso crenças cuidados córtex cerebral diabetes efeito sanfona escolhas espiritual fast food gafes infância inveja mulheres mães nutriente organismo pensamento positivo perda picologia praticar exercícios psicólogo realismo reeducação alimentar rejeição solidão tecnologia transtornos alimentares tristeza vida sedentária vítima zona de conforto
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.