Anorexia Bulimia O que são - MaisEquilíbrio

Anorexia? Bulimia? O que são?

Anorexia Bulimia O que são

Sem querer ter a pretensão ou algo parecido, hoje falarei sobre estas duas graves doenças relacionadas à alimentação. Para escrever sobre este tema fui o mais cuidadosa possível, querendo transmitir informações pertinentes e relevantes àqueles que se encontram em um planejamento alimentar e também aos que não estão.

Para começar a falar sobre estes dois distúrbios alimentares, é necessário muito critério e seriedade.

Tanto um como outro são motivos de muitos estudos por parte da comunidade médica mundial.

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde os classifica como "Transtornos da Conduta Alimentar", "Transtornos Mentais e do Comportamento".

Mas, o que são? A Anorexia Nervosa é uma enfermidade mental que consiste em uma perda voluntária do peso por desejo PATOLÓGICO em emagrecer e um intenso temor à obesidade.

O emagrecimento é conseguido com uma redução drástica da alimentação, exercícios físicos excessivos, utilização ( sem critério ou orientação médica ) de medicamentos que inibem o apetite, laxantes, diuréticos e também pela provocação de vômitos.

Quando atingi um nível de peso, geralmente abaixo do ideal, a pessoa não consegue se ver magra e também não consegue comer mesmo que em quantidades reduzidas.

Há uma intolerância do organismo em não aceitar alimentos e uma imagem corporal distorcida da realidade pelo psíquico.

É classificada como uma Patologia Psiquiátrica e não tem uma única causa.

Existem elementos biológicos, psicológicos e sociais predispostos ou não, que poderão desencadear este tipo de patologia; como interagem entre si é muito difícil apontar uma única causa.

Geralmente as pessoas que se acometem desta enfermidade são mulheres e jovens com idades entre 14 e 18 anos.

Por se encontrarem em uma fase muito delicada do crescimento, (onde a aceitação social muitas vezes está associada à imagem corporal, problemas existencialistas, hormonais) esta parcela da população está mais exposta e sujeita a tal manifestação patológica.

Como a Anorexia leva à desnutrição, esta pode provocar transtornos mentais que reforçam o desejo de continuar emagrecendo, instalando-se desta maneira um terrível círculo vicioso psíquico que é muito difícil de controlar.

Sinais e sintomas de desnutrição:

  • Perda de peso acentuada
  • Parar de crescer ( se está em fase de crescimento )
  • Menstruação escassa ou irregular, ou até a suspensão da mesma
  • Pele seca
  • Palidez
  • Tonturas
  • Queda de cabelo
  • Sensações alternadas de satisfação e "peso" após comer.
  • Sintomas psíquicos:

  • Alteração de humor
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Tristeza
  • Desânimo
  • Tendência ao isolamento da família e amigos
  • Desinteresse geral.
  • É necessário uma conscientização sobre esta enfermidade pois se tratada adequadamente com auxílio médico, medicamentoso e psicoterapêutico os prognósticos são muito favoráveis. Espero ter colaborado e para a próxima semana vamos falar sobre a Bulimia.

    Por:
    Sonia Cristina Camargo Bessa
    Formada em Psicologia pela FMU, atua há 13 anos na área de Clínica do Emagrecimento. Especialista em Terapia Reichiana (Bioenergética e Linguagem Corporal)

    Comentários

    comentar comentar

    Oi, tenho um metro e meio, 33 anos e tenho 2 filhos... Meu peso atual é de 67. Depois de muito lutar com regimes, decidi hj, dia 01/09/13 por um basta nisso. Comecei a provocar o vômito após minha refeição. Não sei nem se tem um jeito certo p isso, mas o fiz. Todos me acham gorda, já me perguntarem 2 vezes se estava grávida e meu marido disse q se eu não emagrecesse não iria me levar para um encontro de Motociclistas q ocorrerá daqui a 2 meses... Como sou ansiosa demais e não consegui emagrecer de outra forma, comprei um remédio para controlar a ansiedade e decidi entrar neste mundo bulêmico ou anoréxico com o pensamento de "parar" logo q chegar nos 45 kl.

    0 relevância ANA FLAVIA DE FREITAS - postado em: 01/09/2013 - 20h19

    Nao deixe isso te dominar confie em deus e procure tratamento pois fazer isso n vai adiantar em nada e n é só a beleza exterior q importa e sim a interior n ligue pra opinião dos outros viva sua vida e se você continuar provocando vomito procure uma ajuda pois pode ser bulemia ou anorexia

    2 relevâncias fernando - postado em: 12/08/2012 - 19h12

    Estou provocando meu vomito e estou deixando umas refeições de lado, sinto-me gorda e isso faz com que eu faça cada vez mais exercícios e ficar em jejum por várias horas

    1 relevância ---- - postado em: 09/08/2012 - 19h11

    À 6 anos atrás eu desencadeei ambas as doenças,eu tinha 14 anos na época e foi bastante dificil. Eu escondia meu corpo,costumava usar roupas folgadissimas e não era vaidosa pois,naquela época,quanto mais eu emagrecesse,mais seria importante e satisfatório. Afinal,as pessoas tinham esse padrão como modelo perfeito. Odiava ir à lugares abertos ( praias,parques aquaticos..) pois tinha uma vergonha imensa de mostrar meu corpo. Eu começei reduzindo minhas refeições diarias,de 6 eu só comia 2 e depois tirei todo o resto. Eu só me alimentava de tomate e,quando colocava algo mais,era só meia colher de arroz. Meus pais começaram a perceber,pois na mesma época,algumas modelos estavam falecendo por conta da doença ou, entrando em tratamentos e nas reportagens sempre falavam sobre os sintomas e tudo mais. Tive bulimia e anorexia por 3 anos,foram anos horriveis. Hoje estou feliz. Um pouco mais "cheinha" que antes pois meus ossos apareciam ...mas tudo bem. Hoje em dia eu não sofro desses disturbios,porém não me considero totalmente curada,pois como os nutricionistas mesmo falam..."sempre pode haver uma recaida" e em certos momentos eu me pego privando algumas coisas. Anorexia e Bulimia são disturbios sérissimos e necessitam de acompanhamento médico completo,como por exemplo,nutricionista,médico pois há casos em que é preciso o uso de medicamentos,psiquiatras e psicologos,pois geralmente esses disturbios vem acompanhados de depressões. é um tratamento que precisa ser continuo justamente por nunca poder se dizer "totalmente curada"...Por tanto pessoal,fechem os olhos e abram a boca. Chega de ficar correndo atras do corpo perfeito...é melhor ser um gordinho feliz do que uma magra doente e sem expectativa de vida !

    6 relevâncias Abilene Cabral - postado em: 03/08/2012 - 19h05

    as vezes qd eu acho que comi de mais vou vomitar as vezes para e tem vezes que volto a vomitar isso e bulimia

    2 relevâncias maiara silva de jesus - postado em: 19/06/2012 - 21h19

    As vezes qnd me sinto gorda eu vou vomitar e as vezes me sinto magra de mais e começo a comer ai vem o peso na consiencia assim qnd eu vomito,me sinto triste de uma hora pra outra,me sinto muito irritada ultimamente,as vezes tenho vontade de me isolar fik sozinha sem zuada.Eu tenho anorexia.

    2 relevâncias Alissia Sousa - postado em: 18/07/2011 - 15h49

    aaa algu tempo comecei a provoca meu voito , a d eum tempo pra ca sinto fortes dore de cabeça , soq ue ano cmento com ninguem pois eu nao quero que vejam isso , pois so estou tentando emagrec eum pouco , nao chegaa ser uma doença , eu sei a hora d epar soq ueninguementede isso

    4 relevâncias bruna - postado em: 20/05/2011 - 16h24

    so kero falaa' para as meninas ki isso so pode fazer mal a elas

    seja vc mesma as pessoas tem ki acha vc bonita do jeito ki vc e

    meniinas esse e um caminho sem volta*_*

    nao mate vc mesma

    3 relevâncias luanah - postado em: 20/03/2011 - 15h19

    so kero falaa' para as meninas ki isso so pode fazer mal a elas

    seja vc mesma as pessoas tem ki acha vc bonita do jeito ki vc e

    meniinas esse e um caminho sem volta*_*

    nao mate vc mesma

    4 relevâncias luanah' - postado em: 20/03/2011 - 15h08

    Eu gosto de provocar meu vomito, pois me acho gorda á pesar das pessoas dizerem que não estou,sito-me estranha pois não sou muito de confiar nas pessoas,pois sou tmeda e tenho problemas em me relacionar com elas,o fato de eu rovocar vomito esta me prejudecando pois sinto dor de cabeça,no estomago,fiquei uma pessoa em paciente,nervosa,estressada,muito cançada,na verdade não me coheço mais,e creio que ja não a mais solução para mim...;/...............

    0 relevância lais costa - postado em: 16/03/2011 - 23h30

    Procure auxílio com alguém próximo, que vc possa contar; procure ajuda médica o quanto mais cedo. Não perca sua saúde por querer estabelecer um esteriótipo "da moda". Sua saúde vale mais, e beleza só existe se estiver aliada à BEM-ESTAR e SAÚDE.

    Como está claro que uma garota com anorexia, contém uma aparência debilitada e feia, qual o motivo de vc querer continuar com isso? Isso significa que está presente um transtorno psicológico, que é muito fácil mesmo, nos dias de hoje afetar as mulheres.

    Lembre-se de que também há meios saudáveis de emagrecer e ficar com um corpo lindo. Procurar uma nutricionista é a melhor coisa a se fazer. Se já estiver desencadeando esta doença, procure ajuda psicológica também. E antes de tudo, saiba do seu valor, ame-se em primeiro lugar, agrade a si mesma primeiro. Só assim, vc poderá agradar os outros, tendo uma vida feliz sendo linda porque é saudável.

    Giuliana, seja FELIZ menina. Para as coisas mudarem VOCÊ precisa mudar. Deixe sua vida mais bonita, sem enfermidade ok? Boa Sorte e fique com Deus.

    4 relevâncias anônimo - postado em: 22/11/2010 - 11h01

    Eu gosto de tomar dieuretico e gosto de manter meu peso as vezes acho que estou gorda então eu faço fomito e assim ressolve meu problema não me sinto bem me da tonteira mais passa,quando sinto gorda me isolo ate mesmo do meu esposo pois acho que ele me acha gorda, nem quero fazer sexo ,pois gostaria muito de mudar meu comportamento fico brava achando,que não tem solução.

    1 relevância giuliana maria andrade - postado em: 24/09/2010 - 13h12
    acordar cedo adiar agir autoconfiança charles lindbergh compulsão alimentar consumo coração corpo cuidados dia das mães dieta doença emoções esperança exercícios de respiração família fast food fênix grelina homens hortaliças lavar roupas malhar otimismo perfeição proteção psicoterapia realismo reeducação alimentar refeição roupas sol walt disney água ócio
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.