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A saúde ao nosso alcance

A saúde ao nosso alcance

Os brasileiros em geral são pessoas alegres, de bem com a vida e gostam de uma mesa farta rodeada de amigos. Não estão entre os mais gordos do mundo nem entre os mais estressados.

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Entretanto, cometem várias falhas na alimentação, na forma como praticam atividade física e nos cuidados com a saúde em geral.

Felizmente, essas falhas podem ser superadas com orientação adequada e com determinação pessoal. Em muitos casos são necessárias algumas mudanças para garantir a saúde, bons músculos e uma alimentação de melhor qualidade.

Sem supervisão especializada, as pessoas que tentam emagrecer acabam cometendo erros. Comem mais do que devem, subestimam o valor calórico dos alimentos e não se preocupam em manter o equilíbrio de nutrientes necessário ao bom funcionamento do organismo. Os especialistas consideram informações individuais como altura, peso, idade, hábitos de vida, constituição física e genética para montar um cardápio balanceado que permita a manutenção de um corpo saudável.

Muitas pessoas que desejam emagrecer acreditam que perderão peso fazendo jejum, ou seja, passando mais de quatro horas sem se alimentar. Não sabem que assim o organismo cria uma reação de autodefesa para poupar energia e desacelera o metabolismo. Com esse processo o corpo gasta calorias em um ritmo mais lento e acaba absorvendo uma porção maior de gordura dos alimentos. Além disso, a pessoa em jejum tem mais apetite ao voltar a se alimentar, comendo em média 30% a mais do que deveria.

O ideal é consumir alimentos na quantidade certa a cada três horas, sem deixar de fazer nenhuma refeição. O organismo estará sempre em atividade e as calorias serão queimadas a um ritmo pelo menos 10% maior.

Os vegetais devem fazer parte do prato principal e não ser um mero complemento na alimentação. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, contendo antioxidantes que fazem bem à saúde e ainda auxiliam na hidratação. Normalmente possuem poucas calorias e dão sensação de saciedade por mais tempo. Também ajudam a diminuir a absorção de açúcar pelo organismo e facilitam a digestão e o trânsito intestinal.

Freqüentar um parque, praça ou ciclovia é ótimo para praticar exercícios ao ar livre. Nesses locais, outras pessoas estarão fazendo o mesmo. Ao se matricular numa academia de musculação, é importante que ela esteja próxima de sua casa ou de seu trabalho, ou no caminho entre os dois. Caso contrário ficará mais difícil freqüentá-la.

As pessoas são mais produtivas nos dias em que se exercitam. O metabolismo se acelera, ajudando a queimar calorias. Para as pessoas que precisam viajar a serviço com freqüência, quinze a vinte minutos por dia são suficientes para manter a forma até voltar para casa. Se não houver uma academia no hotel, é possível praticar exercícios, fazendo séries de flexões de braço, algumas de abdominais, intercalando com subidas de vários lances de escada rapidamente.

É indispensável ter controle sobre as emoções para colocar em prática as ações necessárias para emagrecer. A ansiedade excessiva, a depressão, a compulsão, o estresse e a falta de motivação podem inviabilizar o desejo de conquistar um corpo saudável. Muitas pessoas não percebem a importância de ajuda especializada, que poderá ser fundamental para emagrecer e manter o peso desejado. Travam uma luta diária para conseguir alimentar-se corretamente e essa batalha pode ser vencida mais facilmente com orientação psicológica e nutricional especializada. Incorporar bons hábitos de alimentação e de exercícios físicos à rotina diária serve de estímulo para uma rotina equilibrada de vida.

Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

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