Probiótico facial promete deixar sua pele saudável e hidratada

A grande novidade são cosméticos que contém microorganismos benéficos para repor a flora da pele
Probiótico facial promete deixar sua pele saudável e hidratada

Foto: iStock / ValuaVitaly

A gente nem imagina, mas a pele humana abriga mais de um trilhão de microorganismos divididos em, aproximadamente, 100 espécies diferentes. No entanto, todas essas bactérias ajudam a manter a saúde da pele em dia e livre de infecções e doenças cutâneas. O problema é que, com o uso constante de produtos para limpar e adstringir a pele, acabamos tendo o efeito adverso: esses produtos antissépticos acabam obstruindo e atacando essas bactérias defensoras que protegem nossa epiderme.

Mas a boa notícia é que a ciência cosmética, em conjunto com marcas de cosméticos, vem investindo em produtos que prometem repor, reparar, revitalizar e estimular a flora epitelial de uma forma mais prática, por meio de nutricosméticos com probióticos faciais. 

Os probióticos são bactérias benéficas que, administradas da forma e na quantidade correta, trazem benefícios à saúde. São microorganismos vivos que são adicionados à produtos - tanto alimentícios quanto cosméticos. Também podem ser utilizados na forma de cápsulas ou até em pó. 

Assim, os probióticos faciais têm em sua composição de microorganismos vivos que ajudam na recomposição e equilíbrio da microbiota, conjunto de bactérias e fungos, natural da pele. Seria algo como aquele leite fermentado tão famoso que conhecemos no mercado, só que para a pele do rosto. 

Por isso, vale lembrar que aquelas receitinhas cosméticas de vovó de utilizar iogurte natural na pele do rosto também valem na hora de reidratar a pele. Inclusive, algumas lendas que rodeiam a Rainha da Beleza - Cleópatra - atribuía a beleza de sua pele ao hábito que a rainha do Egito tinha em tomar banhos diários com leite fermentado.

Além dos diversos benefícios trazidos a saúde da pele e organismo, os probióticos faciais são indicados para todos os tipos de pele e não possuem restrição atribuída ao seu uso. Pensando nisso, algumas marcas de cosméticos já lançaram seus probióticos faciais com a promessa de repor essas bactérias tão essenciais para a hidratação e proteção natural da epiderme. Alguns deles podem ser utilizados, inclusive, por gestantes e idosos sem causar alergias ou irritação.

Por Livia Duarte


Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2020 e-Mídia