Lipoaspiração tudo que você precisa saber - MaisEquilíbrio

Lipoaspiração

Tudo que você precisa saber!

Lipoaspiração

Muito se fala a respeito da lipoaspiração. Com certeza você já parou para pensar, pelo menos uma vez na vida, no quanto você iria ficar melhor com um lipo aqui ou ali. Certo?

Se você é um daqueles casos em que essa idéia se amadureceu e passou para o status de planos reais, passíveis de acontecerem, então saiba que alguns cuidados são extremamente necessários para que você não corra riscos na mesa de operação. Primeiro argumento.

Publicidade

Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico. É uma intervenção que visa retirar gordura com objetivo estético. É uma cirurgia, sim. E como tal, deve ter cuidados e atenções. Deve ser feita em um centro cirúrgico, com anestesia geral e - principalmente - deve ser comandada e executada por um médico cirurgião plástico devidamente formado,  especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP. Encontrando novas formas de arranjo e movimento para o corpo. Em resumo, trata-se de uma busca pelo autoconhecimento e percepção corporal da pessoa".

Esses cuidados fazem toda a diferença. A grande maioria das complicações ocorridas acontece por que um desses itens foi desprezado. "O comportamento do paciente no pré-operatório também é parte fundamental para o sucesso da cirurgia", afirma o cirurgião plástico, Marcelo Vaccari. "Pelo menos 40 dias antes da cirurgia, não fazer uso excessivo de álcool ou drogas - inclusive o tabaco, alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados."

Outro ponto que deve-se ter sempre em mente, se você se decidiu a fazer uma lipoaspiração, é que a cirurgia não vai emagrecer. ua meta é perder peso? Clique aqui e veja como fazer isso sem sofrimento. A lipoaspiração, a princípio, tende a melhorar a forma e eliminar certas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas apenas com exercício físico e dieta. Nunca para perder peso. A lipoaspiração é indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos, o que aumenta - e muito - o perigo.

Vaccari adverte que para ter um corpo perfeito é necessário uma comunhão de esforços. "A lipoaspiração não dá o resultado sozinha. O paciente deve fazer um programa, mesmo que leve, de condicionamento físico antes e depois da operação, para trabalhar a musculatura. O cirurgião vai trabalhar na camada adiposa, a gordura. É necessário procurar um dermatologista para cuidar da qualidade da pele. É a somatória de cuidados que trará o resultado esperado".

Vaccari adverte que para ter um corpo perfeito é necessário uma comunhão de esforços. O pós-operatório pode provocar alguma fraqueza. Normalmente o paciente fica anêmico. "Mas em muito pouco tempo pode voltar ao ritmo normal, com restrição apenas à exposição solar. O sol pode manchar a pele na área da operação." Cremes e massagens, e drenagem linfática são importantes e aceleram o restabelecimento.

Lipoescultura

A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave. "Além disso, a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais como, por exemplo, na região glútea, rugas etc", define Marcelo Vaccari.

Todos os cuidados para uma lipoaspiração são aplicados no caso da lipoescultura. A cirurgia é precedida de avaliação cardiológica e exames laboratoriais. É realizada em ambiente hospitalar e a anestesia utilizada normalmente é a peridural, associada a sedação que traz conforto e segurança para o paciente. A alta se dá após 12 horas e recomendam-se dois a três dias de repouso com a utilização de um modelador. Após três dias retorna às atividades normais, excetuando-se os exercícios, que serão retomados após 10 dias, quando são retirados os pontos. Recomenda-se o uso de modelador por 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como sessões de drenagem linfática, para rápida diminuição do inchaço.

Riscos

Como toda intervenção cirúrgica, a lipoaspiração ou a lipoescultura apresentam riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais, é considerada uma cirurgia segura. "Se todos os critérios técnicos de segurança forem respeitados, os riscos são mínimos", completa o cirurgião plástico. "Os problemas aparecem, principalmente, quando o profissional não é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso é tão importante escolher bem o médico que vai operar."

A escolha do cirurgião plástico

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha que a escolha do cirurgião deve ser feita com atenção e cuidado. Em primeiro lugar, elabore uma lista com nomes de possíveis candidatos. Pergunte para amigos - vários - que já fizeram a operação, o médico de confiança da família, enfermeiro, hospital ou plano de saúde. A SBCP possui um Diretório de Membros, que é uma excelente fonte de nomes.

Um segundo passo é verificar a credencial de cada médico. Onde ele se formou, o tipo de formação específica, quantos anos de treinamento em todas as áreas de cirurgia plástica - uma visão ampla da especialidade conferem melhores habilidades ao profissional, seja qual for sua área preferencial de atuação.

Procure saber, principalmente, se este médico possui título de especialista. A SBCP é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira responsável pelo processo da formação de especialistas no Brasil. Quando você escolhe um cirurgião membro da SBCP, pode ter a certeza de que ele é graduado por uma faculdade de medicina reconhecida e completou no mínimo mais cinco anos de residência médica regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica. Daí para frente são mais anos e anos de estudo e concursos, até que ele alcance a categoria mais elevada da Sociedade, o de Membro Titular.

Mas na consulta é que você vai ter a base concreta para a sua decisão final. Visite vários cirurgiões. Compare suas personalidades, opiniões e condutas. A segurança que você vai sentir no profissional é o mais importante.

Quem deve fazer e quem não deve fazer a cirurgia, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Quem deve

É importante ter certeza do que se quer antes de se submeter a uma plástica. Seja imparcial e honesto. Você realmente precisa de uma intervenção cirúrgica? Quais suas expectativas quanto aos resultados?

Se você tem auto-estima positiva, se incomoda com algum aspecto físico e deseja corrigi-lo - ou melhorá-lo, você é um bom candidato. Após a cirurgia você ficará satisfeito e se sentirá bem com os resultados. Pacientes com defeitos físicos ou desarranjos estéticos, que ao longo do tempo foram diminuindo a sua auto-estima, podem demorar um pouco mais para se ajustarem no pós-operatório, uma vez que a recuperação da auto-imagem leva um certo tempo. Entretanto, após este período normal de adaptação a auto-estima sai bastante fortalecida.

É importante lembrar que a Cirurgia Plástica pode promover mudanças físicas, o que implica diretamente na auto-estima. Por isso, a SBCP dá o recado: "se você estiver procurando a cirurgia com a esperança de promover mudanças em outra pessoa que não você, corre grande risco de se decepcionar. É possível que seus amigos e as pessoas que você ama respondam positivamente à modificação de sua aparência e auto-confiança. Entretanto, entenda e aceite que a cirurgia não causará mudanças significativas em pessoas outras que não você mesmo".

Quem não deve

Nem todas as pessoas exibem o perfil ideal para uma cirurgia plástica, mesmo que existam indicações físicas absolutas para este ou aquele procedimento. A experiência do cirurgião poderá identificar pacientes problemáticos durante a consulta inicial e, em algumas situações, ele poderá até mesmo declinar-se em operá-los.

Outras vezes, uma avaliação psicológica profissional poderá ser importante para que se detecte as verdadeiras motivações do paciente, por vezes oculta pelo inconsciente. Embora possa parecer desnecessária a primeira vista, esta indicação pode, em muitos casos, evitar cirurgias mal indicadas e ainda frustrações no período pós-operatório.

Embora existam exceções, os pacientes que podem se beneficiar de um aconselhamento psicológico pré-operatório incluem:

Pacientes em Crise, como nas situações de divórcio, morte do cônjuge ou a perda do emprego. Estes pacientes podem, eventualmente, estar procurando atingir objetivos que transcendem o escopo de um procedimento cirúrgico. Embora possam se beneficiar pela melhoria da auto-estima, tais situações não se resolvem apenas pela mudança da aparência e isso precisa ficar muito claramente estabelecido para o candidato à cirurgia.

Pacientes com expectativas fantasiosas, como aqueles que insistem em ficar com o nariz daquele artista, esperando adquirir o seu estilo; pacientes que pretendem retornar ao seu estado perfeito após graves acidentes, ou ainda aqueles que querem re-encontrar a juventude de décadas passadas.

Eternos insatisfeitos, como os pacientes que procuram compulsivamente um cirurgião após o outro, buscando as respostas que querem ouvir. Geralmente essas pessoas buscam a cura de um problema que não é físico, pelo menos não primariamente.

Pacientes obcecados com mínimos defeitos, normalmente projetam na resolução destes, a cura para todos os seus males. Pessoas perfeccionistas podem ser bons candidatos para uma cirurgia, desde que tenham a maturidade e consciência de que os resultados podem não se enquadrar exatamente com o seu detalhismo.

Pacientes com desequilíbrios mentais, que apresentam comportamento paranóico ou depressivo, podem também ser candidatos inapropriados a uma cirurgia plástica. Nestes casos só se indicará o procedimento em conjunto com o psiquiatra, uma vez que se defina que as expectativas do paciente não estão relacionadas com a patologia.    

Por:
Editoria
Cyber Diet

Comentários

comentar comentar

TENHO 59ANOS E GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER 1 LIPO PARA ELIMINAR AS GORDURAS INDESEJÁVEIS DAS COSTAS. ESTOU 6 KILOS ACIMA DO MEU PESO.

5 relevâncias maria aparecida lima - postado em: 22/02/2013 - 21h31
Maria, o mais indicado é que consulte um cirurgião plástico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h17
ola pessoal eu sou um cirurgião estou aqui pra ajudar pessoas q precisam,fazer cirurgias com urgencia ta bom. quem quizer saber mais como funciona mande email pra mim. profissional172011@hotmail.com
caio magno - postado em: 26/02/2013 - 11h47

Queria saber qual é a diferença entre mastopexia e mamoplastia. Alguém já fez e sabe me dizer? Recebi indicações de uma clínica aqui em São Paulo chamada Master Health. Queria tirar umas dúvidas e escolher o melhor procedimento.

4 relevâncias Fernanda - postado em: 11/01/2013 - 16h23
Os profissionais da Master Health são super recomendados e membros da SBCP. Minha irmã fez minilipo lá.
Jaqueline - postado em: 18/06/2013 - 11h15
Olá Fernanda!Eu fiz mamoplastia de aumento na clínica Master Health e indico. A pessoa mais indicada para te explicar a diferença e a cirurgia indicada para você é o profissional. Recomendo que você entre em contato e tire todas suas dúvidas (entre em contato: http://masterhealth.com.br/). Espero ter ajudado.
Karolyne - postado em: 28/03/2013 - 13h02
ola pessoal eu sou um cirurgião estou aqui pra ajudar pessoas q precisam,fazer cirurgias com urgencia ta bom. quem quizer saber mais como funciona mande email pra mim. profissional172011@hotmail.com
caio magno - postado em: 26/02/2013 - 11h48

claro que sim,já fiz a mamoplastia e lipoaspiração,e graças a deus correu tudo bem.bj

6 relevâncias vilma costa - postado em: 13/11/2012 - 16h06

Gostaria de saber se a Cirurgia de Lipoaspiração pode ser feita juntamente com a Cirurgia de Mamoplastia? Quanto tempo de cirurgia seria e se os riscos são maiores?

Obrigada!!!

13 relevâncias Roberta - postado em: 29/01/2011 - 17h15
claro que sim,já fiz a mamoplastia e lipoaspiração,e graças a deus correu tudo bem.bj
vilma costa - postado em: 13/11/2012 - 16h06

gostaria de receber varios tipos de informaçoes inclusive sobre preços..

11 relevâncias jau - postado em: 26/10/2010 - 01h45
ola pessoal eu sou um cirurgião estou aqui pra ajudar pessoas q precisam,fazer cirurgias com urgencia ta bom. quem quizer saber mais como funciona mande email pra mim. profissional172011@hotmail.com me mande email q te falo tudo.
caio magno - postado em: 26/02/2013 - 11h49
bonita boxe bronzeado bronzeamento artificial bulimia cabeça cinema colo corte de cabelo couro cabeludo cutículas dia dos namorados equilíbrio espelho estação fernanda souza hidratação capilar infecção joana prado luiza brunet maquiagens mulher samambaia novidades ovários patrícia maldonado pietra ferrari primer reeducação alimentar sabrina parlatore spa tipo de pele tratamento estético xanddy zorra total óleo óleos
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.