Cátia Fonseca - MaisEquilíbrio

Cátia Fonseca

CÁTIA FONSECA

A apresentadora Cátia Fonseca agita as tardes da TV Gazeta. Das 14 às 18 horas, ela comanda ao vivo o programa "Mulheres", falando sobre moda, beleza, saúde, culinária e celebridades.

Publicidade

Formada em Rádio e TV, Cátia entrou por acaso no universo feminino. A apresentadora iniciou sua carreira na extinta Rede Mulher. Passou pela TV Gazeta, Rede Record, onde substituiu a apresentadora Ana Maria Braga no comando do programa "Note e Anote", e retornou para a TV Gazeta para apresentar a atração vespertina desde 2002.

Casada há 21 anos com o jornalista e engenheiro elétrico Dafnis da Fonseca, Cátia é mãe de dois filhos, um de 20 e outro de 15 anos. Em entrevista ao Cyberdiet, Cátia Fonseca conta que só tomou coragem para começar a malhar

depois de chegar aos 65 quilos. Hoje, a profissional mantém dez quilos a menos em seu 1,63m de altura, à base de malhação. "Como agora o professor vai até a minha casa, não tem como fugir", diz. Apesar dos cuidados com a forma física, a apresentadora não é neurótica. "Quero qualidade de vida, é isso que eu busco", afirma.

ENTREVISTA AO CYBERDIET

Como costuma se alimentar?

Eu não como fritura no dia-a-dia e só deixo o doce para o final de semana. Tenho colesterol alto, já aprendi que não adianta querer milagre, não funciona (risos). Eu não sigo uma dieta, emagreci fazendo controle alimentar. No fundo, todo mundo sabe o que pode e o que não pode comer. Então, eu como de tudo e sempre "meia vontade". Se quero um pedaço de torta, como metade de um pedaço de torta. Dou preferência a fazer coisas lights e se fizer sobremesa com açúcar, coloco menos ou substituo por adoçante.

Você prova as receitas que são feitas no programa?

Eu como o que se mostra no ar, porque depois o programa continua e fica difícil. Então, só experimento na hora, como uns dois pedaços. Às vezes, eu comento ‘deixa aí que eu vou comer depois’, mas não vou comer (risos). Se tiver merchandising (propaganda) de chocolate, eu como. Não me privo de nada, só como pouco.

Faz exercícios físicos?

Faço ginástica três vezes por semana com personal trainer. A gente não faz idéia de quanto a ginástica proporciona bem-estar. É uma válvula de escape. Assim, sei que posso comer mais e compensar na esteira depois. É o equilíbrio, o que funcionou para mim.

Quando você começou a malhar?

Faz quatro anos. Pratico com o meu marido. Fugi da academia e comprei uns aparelhos. Todos os dias eu inventava alguma desculpa, mas como agora o professor vai para casa, não tem como fugir (risos). Já cheguei a pesar 65 quilos de pura gordura, porque eu não fazia nenhum exercício físico. Passei do manequim 44 apertado para o 38.

E o que te levou a praticar atividades físicas?

Fiz check-up e vi que estava com quase 300 de colesterol. Então, o cardiologista falou que eu tinha que fazer atividade física e percebi que não tinha saída. Comecei a fazer na marra (risos). Hoje, é muito legal. Às vezes, dá preguiça, mas o corpo sente falta.

Já se submeteu a alguma cirurgia plástica?

Coloquei silicone nos seios há três anos, 280 ml, e há 18 dias troquei por uma prótese de 220 ml. Eu emagreci bastante e meus seios estavam muito grandes. Por isso, troquei a prótese. Acho cirurgia plástica muito legal. A partir do momento em que você tem consciência de sua saúde, percebe que pode se sentir melhor, com a auto-estima melhor, passa a cuidar da pele, de tudo. Eu estou do jeito que me agrada. Já fiz uma lipo há sete anos, quando eu estava bem gorda. Estava na fase de achar que cirurgia plástica era milagrosa, mas não é assim. A flacidez continua, é preciso malhar. A cirurgia faz a parte dela, mas você tem que fazer a sua.

Quais são os cuidados que você tem com a saúde?

Anualmente, eu faço check-up e vou ao ginecologista. Faço tudo o que preciso. Marco os médicos para janeiro e fevereiro, para eu não adiar depois. Prevenção é a grande saída.

Como foi sua adolescência? Era feliz com seu corpo?

Eu era muito magra. Até meus 25 anos, pesava 49,500 quilos, não podia nem doar sangue (risos). Queria ter um pouco mais de gordura, coisa que depois de uns anos adquiri e detestei. Nunca estamos satisfeitas, o melhor é se conscientizar do que é bom para nós. Eu vejo que as meninas hoje em dia são tão preocupadas com peso, com corpo, mas depois de um certo tempo você passa a se gostar do jeito que é, sem grandes neuras. É o amadurecimento. Quero qualidade de vida, é isso que eu busco.

Você tem dois filhos. Engordou muito durante a gravidez?

Na gravidez do mais velho, eu engordei oito quilos e na do mais novo, nove. Eu sempre caminhava bastante, gosto de bater perna. Saía com a minha mãe e meu marido. Não era consciente, gostava de caminhar e acho que me ajudou bastante. Para não ter estrias, passava aquelas misturas que as avós falam que funciona, para mim ajudou (risos). Eu me cuido, mas não sou encanada. Tenho estrias, celulite, o que posso fazer? É a vida!

Está satisfeita com o seu corpo?

Se eu te falar que estou satisfeita com tudo, vou estar mentindo. Tem os eternos dois quilos que a gente sempre quer perder, mas não me preocupo muito não.

Quais cuidados básicos você tem com a estética?

Faço escova progressiva a cada cinco ou seis meses e hidratação nos cabelos uma vez por semana.

Com o programa diário ao vivo, tem tempo para se cuidar?

Dá tempo sim, nós arrumamos. Ainda faço curso de patchwork (trabalho com retalhos). Chego em casa e fico costurando. Sou muito agitada, preciso de uma coisa que me ocupe e faça uma pausa na minha cabeça. Eu era uma pessoa que não conseguia ficar cinco minutos parada. Com o artesanato, você aprende a ficar atenta e treina em focar só naquilo e esquecer o resto.

Sempre trabalhou para o público feminino?

Sempre, desde o meu primeiro dia. Eu não queria fazer esse tipo de programa. Porém, no meu início de carreira bati na porta da Rede Mulher e pedi emprego. Só tinha vaga em programa feminino e eu aceitei. Acho que por isso acabou dando certo, foi sem pretensão. Gosto de cozinhar, gosto de programas assim.

Por:
Ana Gissoni
AgênciaMBPress

Comentários

comentar comentar

Assisto o programa da Catia Fonseca quase todos os dias gosto do jeito divertido e descontraido que faz seu programa

Ela é bem natural

Beijos

Cida

0 relevância Maria Aparecida Magalhães - postado em: 14/10/2013 - 20h57

A CATIA É LINDONA AINDA BEM QUE A TEMOS NAS TARDES,AUTENTICA

1 relevância ALBA - postado em: 31/05/2013 - 18h45

Adoro Catia acho ela divertida e muito inteligente . Beijos

0 relevância anastina cri - postado em: 09/05/2013 - 16h40
acessórios acupuntura barriga bem estar bumbum bíceps cabelos tingidos carreira cera quente cortes couro cabeludo deborah secco drenagem linfática emagrecimento estrias feiticeira homens luciano huck lábios maquiagens massagem redutora maturidade modelo mudança mulheres olheiras produtos pós operatório radiofreqüência reeducação alimentar reposição hormonal sensualidade silicone tipo de pele unhas decoradas vestidos
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.