Alisar os cabelos - escova progressiva ou selagem térmica? - MaisEquilíbrio

Alisar os cabelos - escova progressiva ou selagem térmica?

Alisar os cabelos escova progressiva ou selagem t

É raro encontrar uma mulher que tenha cabelos completamente naturais, sem nenhum tipo de química. Estamos acostumadas a não resistir a colorações, progressivas, relaxamentos e afins.

O problema é que todas essas e muitas outras químicas danificam a estrutura do fio.

Publicidade

Depois de alguns processos, os cabelos podem ser tornar opacos e quebradiços. Pensando nisso, experts em cabelo criaram diversos métodos de recuperação da fibra capilar.

Um bom tratamento para as madeixas danificadas é a selagem térmica. Esse processo introduz nutrientes, como queratina, diretamente na estrutura dos fios. "Ao contrário da escova progressiva, que é um procedimento químico, a selagem é um tratamento para frizz que nutre o cabelo por meio do calor. É mais que uma hidratação, porque não injeta apenas água", explica Matheus Vieira, cabeleireiro do Studio W Campinas.

Embora as aplicações sejam parecidas, progressiva e selagem térmica são bem diferentes, sendo a única semelhança o combate ao frizz. A escova progressiva altera a estrutura e alisa os fios, o que resulta em ressecamento dos cabelos. Já a selagem reconstrói e devolve os nutrientes naturais às mechas. Mas não são apenas processos químicos que danificam os fios. Exposição ao sol, vento e cloro também causam degradação. "A selagem trata, mas não alisa. Já a escova progressiva alisa sem tratar", afirma Matheus.

Para quem se preocupa com volume excessivo, um bom corte pode ajudar. "O cabelo precisa levar um corte que controle a estrutura do fio, sem mexer no comprimento. Repicar dá mais volume, por isso o ideal é um estilo graduado, que reduz o número de fios", revela o cabeleireiro. O profissional indica ainda o uso de bons xampus e condicionadores, além de leave-in que "é indispensável".

Além da selagem térmica há diversos outros tratamentos capilares. "Hoje em dia no mercado existem tecnologias de tratamentos com soja catiônica, como a Escova Zero Frizz de RedKen", afirma Matheus. Ela nada tem de escova progressiva e trata os fios sem mexer na estrutura. Assim, não alisa e sim condiciona. "Existe também a linha Real Control de RedKen, desenvolvida especialmente para os cabelos das brasileiras", completa Matheus. Segundo a fabricante, 40% das brasileiras dizem ter cabelos ressecados, excesso de volume e indisciplina, além do odiado frizz.

Lembrando que todos esses procedimentos, exceto a escova progressiva, não alteram a estrutura dos fios. Eles não "brigam" com nenhuma química e qualquer pessoa pode fazer. Segundo o especialista, a progressiva contém química que reage às outras, incluindo tinturas. "Quem já tem este tipo de produto no cabelo tem que tratar, jamais alisar. É um ou outro. Se uma cliente com tintura me pede uma progressiva, eu não faço. Indico o tipo de produto de acordo com a necessidade de tratamento do cabelo", pontua o cabeleireiro.

Gostou? É difícil não se interessar. Cabelos bem cuidados são sempre bem-vindos. Sobre a durabilidade dos tratamentos, Matheus Vieira afirma que todos resistem, em média, a 25 lavagens.

Por:
Agência MBPress

Comentários

comentar comentar

Alguém sabe me dizer se posso fazer selagem se faz dois meses que parei de usar henê? Fiz 6 aplicações.

2 relevâncias simone - postado em: 15/09/2014 - 21h42

Oi eu quero fazer selagem no meu cabelo, mas tenho medo que usem produtos ruins no meu cabelo e acabe estragando, quais são os melhores produtos para selagem?

4 relevâncias Juliana - postado em: 29/07/2014 - 13h13

Estou pensando em fazer selagem no meu cabelo mais tenho medo de estragar.. por e liso mais ondulado e tem frizz..

o que voces me aconselham:??

24 relevâncias Elane - postado em: 13/08/2013 - 14h49
Olha não tenha medo selagem não estraga o cabelo, ele é tipo uma hidratação intensiva, que sela os fios dando vida e brilho nos seus cabelos, pode fazer sim selagem a cada dois ou três meses se preferir.
Maiara luiza barreto da c - postado em: 05/02/2014 - 14h02
Não tenha medo,ja fiz selagem 2 vezes e nao estragou !
LorenaGabrielly - postado em: 21/08/2013 - 19h31
Oola, eu dou selagem no meu cabelo e amei desde o começo, meu cabelo passou a te mais vida e ficou em miais bonito. Vc vai amar se der.
Elynes - postado em: 16/08/2013 - 11h24

se eu fazer progressiva sem formol posso depois fazer a selagem sem poblema.

7 relevâncias Amada - postado em: 24/07/2013 - 13h48

Fiz selagem térmica recentemente e percebi que deu um ótimo resultado já que o meu cabelo é cacheado e volumoso, fiz escova progressiva uma vez e realmente ela danifica bastante o cabelo. A selagem pra mim é a melhor opção tanto para o cabelo (liso ou escovado) tanto quanto natural. (:

14 relevâncias Carla - postado em: 10/07/2013 - 11h27

Eu sou uma das raras pessoas que ainda tem o cabelo 100% natural! mas não sei se vai ser assim por muito tempo, estou muito tentada a fazer uma selagem...

11 relevâncias Drih - postado em: 08/07/2013 - 19h49

Bom dia, já fiz várias vezes a selagem térmica com o produto da Cadiveu adorei, meus cabelos ficaram com muito brilho e durou três meses, não existe coisa melhor no mercado, adorei, indico mesmo. Abraços.

18 relevâncias Rosângela Flores - postado em: 15/06/2013 - 09h06
Boa tarde. Gostaria de saber se a selagem que vc faz é em casa ou no salão. Custa caro ? Obrigada.
telma - postado em: 06/09/2014 - 12h03

Eu trabalho com ele e muito bom,

16 relevâncias magda - postado em: 17/03/2013 - 23h30

Entre agora no site http://stylloshop.com.br/ e aproveite nossos preços para compra tratamentos térmicos, linha de manutenção e muitos outros produtos

8 relevâncias Allef Pinheiro - postado em: 02/02/2013 - 17h59

Ola gostaria de saber se eu posso fazer a selagem no meu cabelo ´pois estou grávida de 5 meses.Obrigada

20 relevâncias maiara - postado em: 08/01/2013 - 12h37

se eu fazer progressiva sem formol posso depois fazer a selagem sem poblemas

15 relevâncias michelle - postado em: 12/12/2012 - 16h23

Olá Margarethe Oliveira Ramos - estou abrindo uma distribuidora dos produtos da Novelty, por´favor, entre em contato: (11)3522-3101. Obrigado, Silvio.

1 relevância Silvio Iris - postado em: 13/11/2012 - 17h26

Já usei e ainda uso o produto da Novelty Cosmética, linha Mais Novelty, preciso de distribuidores que tenham para eu comprar novamente, entrem em contato comigo o produto é perfeito e sem cheiro, sendo o essencial para meu salão. Aguardo resposta

6 relevâncias Margarethe Oliveira Ramos - postado em: 06/11/2012 - 12h54
Olá Margarethe Oliveira Ramos - estou abrindo uma distribuidora dos produtos da Novelty, por´favor, entre em contato: (11)3522-3101. Obrigado, Silvio.
Silvio Iris - postado em: 13/11/2012 - 17h26

já usei e adoro a escova da NOVELTY COSMÉTICA, preciso novamente do produto e não encontro mais o distribuidor, quem tiver o produto entre em contato comigo por favor ou deixem o telefone de contato com distribuidores.

5 relevâncias Margarethe Oliveira Ramos - postado em: 06/11/2012 - 12h52

Se nao alisa por que as pessoas fazem, a maioria fala que alisa ... Quero saber por que nao fica liso e só hidrata ?

45 relevâncias larrysa - postado em: 03/08/2012 - 11h42

BOM DIA!

GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM E QUERO SABER SOBRE A ESCOVA GRADATIVA FEITA COM PRODUTO DA VITADERM.

UM ABRAÇO, ROSANGELA

16 relevâncias Rosangela - postado em: 22/06/2011 - 11h31
já usei e adoro a escova da NOVELTY COSMÉTICA, preciso novamente do produto e não encontro mais o distribuidor, quem tiver o produto entre em contato comigo por favor ou deixem o telefone de contato com distribuidores.
Margarethe Oliveira Ramos - postado em: 06/11/2012 - 12h52

posso pintar os cabelos e ja fazer a progressiva com formol.

11 relevâncias priscila - postado em: erro no formato de entrada. deve constar as variaveis de dia , mes e ano completo - d, m e Y -
alimentos anemia artrite reumatóide banho base cansaço chulé cutículas dia das mães dicas equilibrio interior esporte gordurinha helena ranaldi higiene bucal hip hop jornalismo metabolismo moda inverno modelar o corpo olhos pele jovem presentes produtos de beleza pânico pêlos encravados pó compacto quelóide radiofreqüência reeducação alimentar relacionamentos rímel simpatia tratamentos estéticos uv água
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.